A força do jornalismo comunitário

0
994

Por Fabiana Pupio

Em outubro de 2010, um projeto antigo saiu do papel e se multiplicou em 3.000 exemplares que chegaram a todas as residências do Urbanova. O desejo de ajudar a comunidade a conquistar melhorias e, a vontade de integrar os moradores do bairro nos fizeram acreditar que um veículo dirigido ao Urbanova poderia dar certo. Nasceu, então o Jornal Urbanova.

A primeira barreira foi provar que não éramos apenas “mais um jornalzinho de bairro”, com vida curta, mas sim um veículo forte que havia chegado para ficar!

As informações espalham-se com muita velocidade. Temos acesso a conteúdos dos mais variados assuntos e complexidades. Sabemos em tempo real notícias do mundo todo. Mas, não sabemos o que acontece perto de nós, em nossa região ou em nosso bairro. Esse é, então o papel do jornalismo comunitário, que oferece à população a possibilidade de discutir assuntos de seu interesse que não teriam espaço nos grandes veículos de comunicação.

O jornalista Ciro Marcondes Filho define jornalismo comunitário como o meio de comunicação que interliga, atualiza e organiza a comunidade e, realiza os fins a que ela se propõe. No livro “Como se faz um jornal comunitário” as autoras Ana Arruda Callado e Maria Ignez Estrada também definem essa especialidade do jornalismo. “O jornal comunitário é muito mais do que um órgão de informação; é um instrumento de mobilização. É ele que vai estabelecer a verdadeira comunicação entre os membros da comunidade, o debate de seus problemas e a participação de todos nas soluções a serem dadas.

Pronto! Era aí que queríamos chegar! O Jornal Urbanova ficou em circulação durante 18 meses consecutivos e sempre teve uma ótima aceitação no bairro. Em maio de 2012 resolvemos dar um passo importante e transformá-lo em revista – a Revista Urbanova. Nossa proposta é falar sobre o bairro, apresentar as novidades, expor os problemas, conquistar melhorias e integrar a comunidade.

Nesse momento em que comemoramos 7 anos de trabalho no bairro iniciamos uma nova fase da Revista Urbanova, ampliando nossa atuação digital. Lançamos neste mês nosso novo site, mais moderno, dinâmico e funcional e intensificaremos nossa relação digital com nossos leitores no facebook, instagram e whatsapp.

Registramos aqui nosso agradecimento a todos os nossos colunistas, leitores e clientes que acreditam em nosso trabalho e nos motivam a continuar. Muito obrigada!

Agradeço a dedicação e parceria de toda a equipe da Revista Urbanova!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here