A partir do dia 12 de abril deixar de reduzir a velocidade ao ultrapassar ciclistas será infração gravíssima 

0

A infração que era considerada grave pelo Código de Trânsito Brasileiro, passará a ser gravíssima a partir do dia 12 de abril. O motorista que não reduzir a velocidade ao ultrapassar ciclistas poderá ser multado em R$ 293,47.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os veículos de maior porte são responsáveis pela segurança dos não motorizados.

Em 2017 a Prefeitura implantou faixas preferenciais para ciclistas nas principais avenidas do Urbanova. A sinalização na faixa direita tem o objetivo de alertar os motoristas sobre o compartilhamento do espaço com pedestres e ciclistas que utilizam o local para prática de esporte. O fato é que a relação entre motoristas e atletas amadores e profissionais nem sempre é de respeito.

O Código de Trânsito Brasileiro determina que durante a manobra de mudança de direção, o condutor deve ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem. Ameaçar o ciclista com o carro é infração gravíssima, passível de suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo e da habilitação.

Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal  entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo é considerado infração grave, passível de multa.

Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta é infração média.

O artigo 58 pontua que nas vias urbanas e rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

Ciclovias: Algumas vias do bairro contam com ciclovias, porém os triathletas e ciclistas alegam que não conseguem utilizar as ciclovias devido a velocidade de treino e tipo do pneu que apresenta instabilidade em ciclovias de paralelepípedos.

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui