A relação classe social x influencers nas redes sociais

0
845
Revista Urbanova-urbanova

Por Alexandre Puppio

Existe uma relação entre a classe social em que você e sua família estão inseridos e quantos influencers está na sua lista de seguidos nas redes sociais que costuma seguir. Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Qualibest quanto maior a classe social, mais influencers a pessoa segue em suas redes. Um resultado inesperado, não é mesmo?

A classe A é a que mais tem o hábito de seguir. Lidera a pesquisa com 79% e costuma seguir pessoas em 7 categorias de produtos ou serviços diferentes. Logo vem a classe B, com 74%, seguindo 6 categorias. A classe C aparece com 67% e 5 categorias. As classes mais altas costumam seguir categorias mais selecionadas e costumam consumir mais por indicação.

A pesquisa afirma que 71% dos brasileiros que possuem contato com o meio digital costumam seguir influenciadores. Deste número, 86% afirmam que descobriram novos produtos por meio deles e 55% disseram que pesquisam a opinião desses criadores de conteúdo antes de concluírem alguma compra.

Esse profissional que surgiu com a internet influencia 50% das decisões de compra, enquanto que as propagandas de rádio e TV impactam em 16%. O novo jeito de fazer propaganda ganha os consumidores porque, além da credibilidade conquistada, os criadores de conteúdo digital testam e demonstram o resultado dos produtos.

Falando de plataforma, o Facebook é o canal preferido pelos usuários, com 43%. E o Instagram é o segundo, com 26%. Quanto à idade dos seguidores, os jovens lideram a pesquisa no quesito “seguir influenciadores”, mesmo não tendo grande poder de compra. Assim, acabam influenciando seus responsáveis a  concluir a compra.

Bom, são muitos e muitos dados a serem analisados para se chegar a uma conclusão. Mas o que é certo é que: sua empresa precisa ter presença digital para mostrar seu trabalho e, principalmente, dar atenção a esse público que busca por informações antes de decidir comprar.

Alexandre Puppio é Relações Públicas e tudo mais o que isso implica. É diretor da Puppio RP, agência de comunicação criativa especializada em produção e gestão de conteúdo em redes sociais voltadas a pequenos e médios negócios

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here