Ação VIVA + SEM CIGARRO marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo

0
599

Ação promovida pelo Instituto de Oncologia do Vale, no Parque Vicentina Aranha, reforça a importância de adotar hábitos saudáveis para abandonar o fumo e reduzir o impacto ambiental causado pelo cigarro

Nesta quinta-feira (29), comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data que tem o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Para apoiar essa causa, o Instituto de Oncologia do Vale (IOV), promove no Parque Vicentina Aranha, a ação VIVA + SEM CIGARRO.

Ao longo de todo dia a equipe multidisciplinar do IOV, em parceria com a academia Saúde em Evidência, estarão no quiosque ao lado da Avenida São João, realizando atividades de orientação e promovendo aulas de yoga, ginástica funcional e mat pilates gratuitas para os visitantes do parque. Para participar basta se dirigir ao local no horário das aulas.

“Preparamos essa programação com atividades físicas, pois a prática esportiva é uma importante aliada no combate ao tabagismo porque ajuda a reduzir a ansiedade. Além disso, abandonar o cigarro é fundamental para minimizar os impactos de diversos tipos de câncer, bem como de outras doenças”, afirma a médica oncologista e coordenadora da equipe multiprofissional do IOV, Dra. Cristiane Bittencourt.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, até o final de 2019, sejam registrados 31.270 novos casos de câncer de traqueia, brônquio e pulmão em decorrência do tabagismo. O Instituto também afirma que a assistência médica associada ao tabagismo gerou, em 2015, R$ 39,4 bilhões em custos diretos. Além disso, a perda de produtividade associada ao hábito de fumar, no mesmo ano, chega a R$ 17,5 bilhões em custos indiretos devido às mortes prematuras e incapacidades.

Campanha também alerta para os riscos ambientais do tabagismo – Neste, ano além da ênfase na importância de abandonar o tabagismos para melhorar a qualidade de vida e prevenir o câncer, a equipe do IOV também irá alertar a população para o dano ambiental causado pelo cigarro, por meio de uma intervenção do Street & Digital Art Gui Mogli que será instalada na área verde do Parque.

Dados do Inca apontam que nos países em desenvolvimento, o desmatamento devido ao plantio e secagem das folhas do tabaco corresponde a 5% do total. Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é sacrificada. O fumante de um maço de cigarros por dia consome duas árvores em um mês. O desmatamento está associado ainda a surtos de doenças infecciosas, e à erosão e destruição do solo.

Serviço:

VIVA + SEM CIGARRO – Dia Nacional de Combate ao Fumo

Data: 29/08 (quinta-feira)

Local:  Parque Vicentina Aranha – Quiosque ao lado da Av. São João

Programação de atividades físicas

Manhã:

7h às 8h – Aula funcional (Saúde em Evidência)

8h às 9h – Mat Pilates (Saúde em Evidência)

Tarde:

12h às 12h50 – Yoga (Saúde em Evidência)

Tarde/Noite:

17h00 às 18h00 – Mat Pilates (Saúde em Evidência)

18h00 às 19h00 – Aula funcional (Saúde em Evidência)

 

Todas as atividades são gratuitas e não necessitam de inscrição. Basta comparecer ao local no horário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here