Adote uma mentalidade vencedora!

0
655

Por Maurício Tomé

mentalidade-vencedora.fw_O ano de 2017 iniciou-se de forma acelerada para quem acredita no empreendedorismo.

Estive presente no evento 100 Graus – Ebulição Instantânea, ocorrido nos dias 20, 21 e 22 de Janeiro de 2017 no Golden Hall do Sheraton WTC, em São Paulo. Inspirado no Best-Seller “O Ponto de Ebulição do Sucesso”, de Rafa Prado, mais de 2.000 pessoas conferiram histórias e dicas de alguns dos maiores e mais bem-sucedidos empresários e palestrantes do mundo.

A palestra de abertura coube a Jamil Albuquerque, representante da Fundação Napoleon Hill e presidente da marca Master Mind. Ele deu dicas sobre as 16 Leis do Triunfo estudadas por Napoleon Hill e recomendou formas práticas de aplicá-las aos desafios do Século XXI. Ressaltou o destino do Brasil como País de oportunidades e de grandes empreendedores.

Tivemos a participação de Carlos Wizard, megaempresário que vendeu o Grupo Multi (que inclui a rede Wizard Idiomas) por 1.9 Bilhões para a Pearson Educacional. Ele discorreu sobre como é a vida do empreendedor, principalmente no seu início. Disse que as pessoas mais próximas o chamavam de louco e riam dele. Brincou ao dizer que hoje quem sorri é ele e recomenda que acreditar nos seus sonhos é o primeiro passo do sucesso. O segundo passo é trabalhar muito para transformar esses sonhos em realidade. Óbvio, mas são poucos os que adotam essa conduta. Falou ainda sobre as crises que enfrentou no Brasil, mas que essas turbulências não o impediram, pois ele possuía um projeto de vida e teve energia e consistência para realizá-los.

Um dos pontos altos foi a palestra de Geraldo Rufino, muito conhecido através da plataforma de conteúdo digital sobre empreendedorismo, o Geração de Valor. Relatou que, após quebrar 8 vezes, fundou a JR Diesel, empresa que hoje fatura mais de 50 Milhões de reais anualmente. Com bom humor, citou cada uma das ocasiões em que quebrou suas empresas, mas mostrou como nada disso o impediu de recomeçar e reconstruir sua vida do zero. Sua simplicidade e bom humor são, segundo ele, fatores de seu sucesso. Recomenda uma forma positiva de encarar os fatos da vida na construção dos resultados.

Outra palestra muito aguardada foi a de Roberto Justus, fundador e Presidente do conselho do Grupo Newcomm, maior grupo de publicidade do Brasil. Justus falou das mudanças do ambiente empresarial nessa era pós-digital e da capacidade dos grandes empreendedores para saber identificar oportunidades em meio às incertezas. Citou exemplos de empresas que não souberam se renovar no passado e deu dicas para os presentes sobre como tomar decisões, já que considera a capacidade de tomar decisões uma das habilidades mais importantes de um empreendedor. Ressaltou que a força de vontade é um das capacidades dos indivíduos que está em seu inteiro controle para enfatizar que a motivação depende apenas da iniciativa própria.

A palestra de Paulo Vieira, considerado o maior Coach do Brasil, foi dinâmica e impactante. É criador da metodologia do Coaching Integral Sistêmico, e explicou algumas de suas técnicas para que as pessoas mantenham um desempenho comportamental acima da média. Demonstrou técnicas de neurociência para manter o estado de espírito elevado.

Dos palestrantes americanos, destaco a palestra de Robert Cialdini, um dos maiores especialistas em gatilhos mentais do mundo, autor do best-seller “As Armas da Persuasão”. Deu dicas de suas pesquisas sobre a arte de negociar, com estudos de casos emque conseguiu melhorar a comunicação de vendas. Foi extremamente simpático e relatou que tem estado inúmeras vezes no Brasil, a trabalho. Ressalta, com isso, que o empreendedor brasileiro é um dos públicos que mais tem buscado as melhores práticas.

O evento oferecia uma oportunidade única, que consistia no envio prévio de projetos de startups. No primeiro dia foram anunciados os 15 projetos mais bem avaliados para apresentação de suas ideias, ao vivo, para uma banca de 5 investidores, entre eles Carlos Wizard e Kevin Harrington, do programa Shark Tank dos EUA, que fez 20 empresas faturarem 100 milhões de dólares partindo do zero. Harrington também palestrou e mostrou os fatores que levam a investidores como ele a acreditar numa ideia ou startup. O projeto vencedor recebeu um investimento no valor de 1 milhão de Reais.

O ano começou em grande estilo. Como incentivador do empreendedorismo, utilizo esse espaço para instigar os leitores a se interessar pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional, e adotar uma mentalidade vencedora. Como nesse evento, o ano reserva inúmeras outras oportunidades para você estar presente e se desenvolver. Recomendo que você aproveite as oportunidades e seja um realizador. A escolha é sua, e o ano ocorrerá de acordo com elas.

mauricio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here