Alimentação saudável e passeio ao ar livre em família

0
912

 Café na Horta edição de Primavera

Alimentação saudável e passeio ao ar livre em família

Por Clarissa Passos. Fotos: Luis Junior

img_1156

A primavera foi o tema da última edição do Café na Horta que aconteceu na manhã dia 24 de setembro. O evento que já está na 6ª edição tem como objetivo levar informação, promover o respeito pelo meio ambiente e demais seres, e tem a alimentação saudável como fator reflexivo e de mudança.

“Um café da manhã que vai muito além da alimentação, é um novo olhar sobre as consequências das escolhas que fazemos e um resgate dos valores, da natureza, da inclusão, família e amigos e da tranquilidade. Tudo em harmonia, mantendo a boa convivência, o estar junto com qualidade e a apreciação da cultura através da alimentação e artesanato local”, declara a Chef Nanda Aoki, uma das organizadoras do evento.

img_0662

Segundo os organizadores, as propostas das atividades foram pensadas para criar uma memória afetiva do estar junto, se alimentando bem e cuidando da natureza. E depois levar esses conceitos para a vida cotidiana, como diminuir o consumo de copos plásticos com o desconto para quem leva caneca de casa e o estímulo aos hábitos alimentares saudáveis na infância, com a oferta gratuita de frutas para as crianças.  Além de estimular o uso de bicicleta e de passear com os avós, já que para esses é difícil encontrar um programa inclusivo.

img_0573

Aula de yoga realizada pelos profissionais do Círculo Saudável, apresentações de música com os ‘Passarinheiros’ e a cantora ‘Dany Cobra’, oficinas relacionadas à natureza, como plantio de flores, brincadeiras livres, produção de fantoches feitos com papel de pão, atividades esportivas com caiaque com a equipe do atleta Pedro Oliva, aulas de skate, teatrinho de fantoches da ‘Hora Feliz’, contações de histórias com o ‘Tio Dan’ e até show de mágica com ‘Athos O Mágico’.

A entrada era paga, mas quem fosse de bicicleta, crianças até 10 anos, avós com netos e portadores de necessidades especiais não pagavam. E tinha de tudo um pouco, expositores da região que vendiam pães, bolos, geleias, salgados, bebidas, artesanato, paçoca feita no pilão representando a cultura caipira de Paraibuna, compras de verduras e legumes da horta orgânica e até exposição de cães para adoção.

O local é parte do evento, um exemplo de respeito à natureza. Dentro de uma área de 240 mil metros quadrados – incluindo uma horta orgânica – na zona oeste da cidade, o Recanto Eko foi uma área degradada que acabou sendo transformada e hoje está 100% recuperada.  Seus lagos eram cavas de areia e hoje têm vida, e a natureza ressurgiu.

img_0641

“O Café na Horta para mim foi uma experiência única! Ver minha filha com 2 anos vivenciar a yoga espontaneamente no meio de adultos. Foi magnífico, transformador e motivador. Um evento para  reflexão junto a natureza e para toda a família”, disse Fabiana Berti, empresaria.

Além dessa edição especial na abertura das estações – o próximo será em dezembro – todos os sábados, domingos e feriados é servido um café da manhã simples e saudável no mesmo local porem em versão menor e com produtos feitos artesanalmente pelas organizadoras. Sempre há atividades relacionadas à natureza, como aula de caiaque, eventos para família e  visitas monitoradas com escolas. Toda programação é anunciada nas redes sociais.

Piquenique do Saci

No próximo dia 30/10 das 9h ao meio-dia será uma manhã ao ar livre para as famílias se divertirem com a fantasia e a natureza. O Saci faz parte do folclore e da cultura popular brasileira e o objetivo do evento é valorizar nossas lendas. Terão histórias narradas pelo Tio Dan, teatrinho de fantoches contados pelo pessoal da Hora Feliz e a famosa caça ao Saci! Entrada R$5 e as inscrições são limitadas.

Endereço: Avenida Shishima Hifumi, 2211, rotatório do posto de combustível antes da Univap (Universidade do Vale do Paraíba).

Redes sociais: /cafenahorta |  @cafenahorta | Contato: cafenahorta@gmail.com | whats: (12) 9.8209-4587.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here