Apólice de Seguros: De mordida de cachorro a vendavais

0
313

Hoje são inúmeras as Apólice de Seguros que você pode contratar para carros, imóveis, condomínios, empresas, viagens, responsabilidade civil, aluguel, fiança, vida, cobertura e majoração. São muitos seguros talvez alguns desses sejam importantes para você ou para seu condomínio. Para explicar tudo isso de uma forma bem simples, convidei uma especialista no assunto que irá esclarecer como funcionam algumas apólices, Ingrid Rodrigues – Sócia da Portal do Oriente Corretora de Seguros. 

Como Corretora de Seguros, estamos sempre nos atualizando em relação às mudanças da sociedade, pois precisamos ter uma visão panorâmica a respeito do mercado de atuação e dos produtos que comercializamos. A especialização na área, aliás, é um dos grandes diferenciais na hora de atender nossos clientes e mostrarmos as melhores opções de seguros, de acordo com cada necessidade. 

O seguro de condomínio, por exemplo, é obrigatórioPorém, antes da sua contratação, é preciso ser feito um levantamento das necessidades do condomínio junto a um corretor. O processo é de extrema importância, pois tem o objetivo de desenhar uma apólice para garantir todos os riscos aos quais o condomínio estará exposto. Hoje em dia, os erros que mais encontramos no mercado são os seguros realizados com coberturas que não abrangem o risco total do condomínio, além dos seguros contratados na modalidade “com depreciação”. 

Mais que uma despesa, o seguro condominial deve se visto como uma forma de proteção do patrimônio. Coberturas adicionais como danos por vendaval, vazamento/ruptura de tubulações, danos elétricos são tão importantes quanto a cobertura básica de incêndio, que deve ser definida a partir da área construída e do tipo de construção. A cobertura de Responsabilidade Civil Síndico e Condominio também é de extrema importância, porque qualquer ato ou omissão culposa (sem intenção de prejudicar) no exercício de suas atribuições pode dar origem a algum dano direto ou indireto aos condôminos, condomínio e usuários do edifício. Negligência e erros não são raros na hora de administrar uma coletividade. No mesmo sentido, condomínio deve estar amparado para cobrir acidentes ocorridos nas áreas comuns, relacionados à conservação de suas instalações. 

Já nos seguros de automóveis, corretor e segurado precisam estar sempre alinhados, pois todas as mudanças pertinentes ao risco devem ser informadas às seguradoras, tais como: alteração do CEP de pernoite, novos condutores, a utilização para nova finalidade como o transporte de passageiros por aplicativo. Além disso, é fundamental a observância da cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa, a chamada “cobertura para terceiros”. Em nossa região, verificamos várias apólices com contratações abaixo de 100 mil reais, e o aumento no custo do seguro para ampliação desta cobertura é muito pequeno. 

Para completar, lembramos sempre nossos clientes que a proteção de seu patrimônio é fundamental, porém, é preciso proteger também sua família e manutenção. No Brasil, apenas 15% da população possui seguro de vida individual e, em tempos como esse de pandemia, conseguimos perceber ainda mais a necessidade de estarmos amparados. Os seguros de vida vão muito além da indenização por morte, é possível contratações que ofereçam coberturas em vida, como: invalidez permanente, diagnóstico de doenças graves, diárias por incapacidade temporária, antecipação especial por doença, entre outras. 

Ingrid Rodrigues Sundfeld – Advogada e sócia da Portal do Oriente

Corretora de Seguros. – ingrid@portaldoorienteseguros.com.br  

Forte abraços. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here