Arquitetura – qualidade de vida

0
651

Por Arquiteto Marcelo Guedes

Ano Novo, vida nova, novas perspectivas, hora de se reinventar.

Partindo desse princípio, mostraremos a partir deste mês aqui na Revista Urbanova um pouco desse universo de ideias que é a arquitetura!

Falar de Arquitetura é pensar em tudo o que nos envolve, principalmente o modo de vida, nossa casa, nosso espaço, nosso cantinho.

Quem não gostaria de saber mais sobre esse mundo que se renova a cada dia, das novidades, da tecnologia, das oportunidades que é a Arquitetura?

Começando pelo nosso lar: de que maneira podemos identificar nosso modo de vida e trazer mais aconchego, aproveitar as ideias, as oportunidades do mercado?

Pensando nisso iremos proporcionar um bate papo direto por meio da Revista Urbanova para que todos possam ter uma vida melhor e viver com mais qualidade de vida, cada um a seu modo.

Como podemos transformar aquele espaço de casa, deixando-o  com a nossa cara, seja através de uma cor, um móvel diferente, uma iluminação diferenciada e focada, para que se tenha um olhar mais detalhista.

Começando pela casa e passando pelo jardim, que pode ser um espaço exclusivo, ou mesmo aquele cantinho com aqueles temperos e plantas que dão um sabor especial em nossa vida.

Trazer lembranças por meio de móveis ou peças que transmitem aconchego e a vivencia, valorizar o olhar, refletir sobre  como morar melhor, agregar valores ao nosso dia a dia, saber receber os amigos e valorizar a família.

Falando em família, gostaria de ressaltar a importância dos valores que aprendemos em casa com nossos pais como receber bem, tratar bem e viver com dignidade.

Sua Casa, seu espaço, seu mundo

Alguns aspectos são essenciais para harmonizar nosso ambiente e criar identidade em nossa casa como cores, móveis, forma e detalhes.

As salas, hoje em dia, são espaços de receber, ficar, viver o ambiente e, a escolha certa das cores valoriza a identidade de quem mora e promove aconchego. Pensando nisso, resolvi mostrar inicialmente a importância da escolha de um bom sofá que seja confortável e abrace o nosso dia a dia.

Peças funcionais ajudam compor e tornar o ambiente mais interessante.

Cores neutras possibilitam leveza, tornam o ambiente mais amplo e ainda te dão chance de ousar em outros detalhes.

Cores fortes dão personalidade e criam a ousadia necessária para valorizar o olhar!

Essas peças com a união de outros móveis criam a harmonia perfeita do ambiente.

Você sabia que seus hábitos também interferem nessa identidade de sua casa? Se você gosta de chegar em casa e relaxar após um dia de trabalho é fundamental saber escolher peças de decoração como sofás, cadeiras, poltronas, mesas de canto e de centro funcionais. A iluminação complementa essas peças e criam detalhes pra compor o ambiente. Ainda existem pessoas que gostam de som ambiente ou uma tevê que torna as salas mais interessantes.

Almofadas confortáveis dão o charme no ambiente e, suas formas vão desde as quadradas ate os rolos pequenos com várias formas, cores e texturas.

Os tapetes servem de compor com sofisticação esses espaços e vão desde os lisos e felpudos como aqueles em forma simétricas criando desenhos e formas ou os coloridos dando identidade. Aliás, os tapetes combinam com os moveis e dão o clima aconchegante e de personalidade, criam uma sintonia com nosso olhar. Pensem comigo: vestir-se bem pode valorizar nosso corpo, logo, escolher bem as peças de nossa casa como cortinas e tapetes pode deixar seu ambiente mais acolhedor, moderno, sofisticado ou ate mesmo clássico.

Pra completar, pode-se pensar em quadros que nos trazem mais aconchego e nos acalmam para proporcionar viajar nos pensamentos e criar uma discussão

mais ampla sobre valorizar essas peças importantes da decoração.

Os papéis de parede vestem os ambientes e hoje são tantos modelos e formas que, assim como nossas roupas, criam aquela identidade na casa, porém esse assunto será abordado em outra matéria, pois ainda temos muito o que conversar.

Saber valorizar o espaço e criar uma atmosfera de identidade: é isso que nos torna cada vez mais apaixonados pela arquitetura e decoração. Perceber os detalhes e agradar nossos clientes é o que nos dá a possibilidade de se ter bons resultados, por isso saiba contratar um bom profissional para que ele te ajude a escolher bons produtos e deixar sua casa um sucesso!.

Um forte abraço e até a próxima !!!

Marcel11666108_912771558794299_8332970091254177180_no Guedes é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes. Foi presidente da AEASJC – Associação de Engenheiros e Arquitetos de SJCampos e diretor do IAP (Instituto de Aprimoramento Profissional) da Aconvap – Associação das Construtoras do Vale do Paraíba e foi professor da Unip.

Também integra o projeto Caminhos da Arquitetura e já fez parte da Câmara Técnica do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo e Gerente do Crea/SP.

Atualmente é Professor Universitário da Universidade Anhanguera e do Senac.

Trabalha com Projetos de Arquitetura e Projeto de Interiores, especializado em Luminotecnica e Planejamento e Gerenciamento de Projetos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here