Café na Horta edição de Verão: evento sustentável para toda a família

0
476

Café na Horta edição de Verão

Evento sustentável para toda a família

Por Clarissa Passos

(Dezembro de 2015)

crédito - www.fotosantos.com (4)
crédito: www.fotosantos.com

Desacelerar. É para desligar o celular, colocar o pé no chão e a mão na terra, experimentar novos sabores e aprender mais sobre comida e natureza. Essa é a proposta do ‘Café na Horta’, reunir pessoas para provocar a reflexão sobre o consumo, fomentar uma mudança de hábitos na alimentação, no corpo e na mente.

Quase duas mil pessoas estiveram na manhã do dia 5 de dezembro participando da edição de verão para abrir a estação. Diferente de eventos tradicionais, esse vem na contramão do consumo, é gratuito, pede que os participantes levem caneca para não utilizarem copo plástico, vão a pé e ou de bicicleta, deixem o carro em casa e oferecem frutas de graça para as crianças.

crédito - www.fotosantos.com (5)
foto: www.fotosantos.com

Teve passeio de bike saindo do centro em direção ao local, aulas de yoga para adultos e crianças, oficinas e atividades sobre a natureza, confecção de pipa e guirlandas de natal, culinária, plantio de hortas caseiras e pequenos reparos de bicicletas. E ainda, food bikes, artesanato, palestras sobre alimentação, espaço para relaxamento, compartilhamento e troca de objetos como incentivo ao não consumo, área de contemplação, apresentação de um grupo de dança afro e até informações sobre arquitetura e sua influência na saúde. Tudo com vista para o lago.

O café da manhã tinha de tudo um pouco: pães de fermentação natural, bolos integrais , doces, salgados, tapiocas, sucos e cafés,  entre outros. Opções naturais, saudáveis e simples, mas que revela um conceito muito além de alimentos, é uma nova forma de olhar o mundo, um resgate dos valores, da natureza, da família e do sossego.

“As atividades foram pensadas para criar uma memória afetiva do estar junto, se alimentando bem e cuidando da natureza. E depois levar esses conceitos para a vida cotidiana, como diminuir o consumo de copos plásticos com o desconto para quem leva caneca de casa e o estimulo aos hábitos alimentares saudáveis na infância, com a oferta gratuita de frutas para as crianças”, disse uma das organizadoras, Frances Hyodo.

O local é parte do evento, um exemplo de respeito à natureza. O Recanto Eko localizado no Urbanova com área de quase 250 mil metros já foi uma área degradada, foi transformado e vem sendo recuperado desde 2007.  Seus lagos eram cavas de areia e hoje têm vida, e a natureza ressurgiu.

 

crédito - www.fotosantos.com (7)
foto: www.fotosantos.com
crédito - www.fotosantos.com (1)
foto: www.fotosantos.com

 

Mais informações: www.cafenahorta.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here