Colinas Shopping recebe hoje (24) grupo de contação de histórias para surdos

0
1081

Em comemoração ao Dia Nacional da Educação de Surdos, celebrado nesta quarta-feira (24), o Colinas Shopping recebe na praça de alimentação, às 12h30, o projeto Librando Histórias. O grupo promove uma roda de contação de histórias feita totalmente em libras, a Linguagem Brasileira de Sinais.

O projeto é uma iniciativa da AADA (Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo), de São José dos Campos. O objetivo é incluir pessoas com e sem deficiência auditiva para aprender, de forma divertida, um pouco mais sobre o universo daqueles que “ouvem” com os olhos e “falam” com as mãos.

A história desta vez será Os Três Porquinhos. Mas a psicopedagoga do projeto, Jussara Alvarenga, garante: ela será contada de uma forma que as crianças nunca viram antes.

“A nossa intenção é unir surdos e pessoas que escutam normalmente em um momento de aprendizado mútuo. Por isso mesmo escolhemos uma história que todo mundo já conhece, para facilitar a compreensão de todo mundo”, diz.

Antes da contação de história começar, membros da associação explicam resumidamente a dinâmica da linguagem de sinais. Tudo isso contando com a interação do público, que é instigado a responder os testes propostos pelo time do projeto.

“Damos uma pequena aula de Libras aos participantes antes de começarmos. Ensinamos os sinais mais importantes para aquela história, promovemos algumas brincadeiras e, aí sim, começamos a atividade de contação”, afirma.

A atividade é gratuita. Quem quiser saber mais sobre o trabalho do Librando Histórias pode acessar o canal no YouTube, no qual o grupo interpreta essa e outras fábulas famosas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here