Começou hoje o Festival Literário Joseense

0
900

De 7 a 11 de outubro, o Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, irá se transformar em um mundo de encanto, literatura e magia. Por meio de cenografias e dramatizações, os visitantes do Festival Literário Joseense são convidados a experimentar um pouco do mundo da leitura.

Ao todo, 14 espaços temáticos irão proporcionar aos visitantes a oportunidade de relembrar, conhecer, explorar e se divertir com os encantos proporcionados por autores nacionais e internacionais, representados em cenários e fantasias. Aberta ao público das 8h às 17h, a atração vai contar ainda com visita monitorada em grupo de 20 pessoas.

Os visitantes que percorrerem espaços receberão um passaporte, com direito a carimbo em cada uma das viagens literárias. Os espaços são Alice no País das Maravilhas, Plataforma Árvores de Livros, Castelo Mal-Assombrado, Contos de Fada, Enigma, História em Quadrinhos, Jardim da Leitura, Nau dos Mestres, Praça Monteiro Lobato, entre outros.

Festival Literário Joseense

Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, o Festival Literário Joseense faz parte das ações de incentivo à leitura da Rede de Ensino Municipal que conta com uma série de programas que buscam atingir não só os estudantes, mas a população em geral.

Entre as ações está o Programa Sala de Leitura, que tem como principal objetivo despertar o prazer de ler, condições primordiais para a formação do indivíduo.

Na sala de leitura, o aluno é inserido no universo da literatura por meio de histórias, dinâmicas, debates, dramatizações e outras atividades.

Os alunos da rede municipal contam ainda com a Plataforma Árvore de Livros, a tecnologia que oferece mais de 30 mil livros aos estudantes do ensino fundamental, possibilita aos professores a recomendação de títulos e planejamento das atividades com base nas leituras feitas pelos alunos. A Árvore de Livros gera ainda um relatório com dados sobre o desempenho e a evolução da leitura dos estudantes.

Literatura na Educação infantil

O projeto Crianças Autoras é realizado todo ano pelas professoras da Sala Interativa do bloco de literatura com as crianças do Pré 2 (5 e 6 anos), que são as do último ano da educação infantil. A cada ano é desenvolvido uma proposta de acordo com o interesse das turmas.

Serviço
Festival Literário Joseense
Abertura: 7/10 (segunda) – 9h
8 a 11 de outubro das 8h às 17h
Local: Cefe (Centro de Formação do Educador) – Avenida Olivo Gomes, 250 – Santana – São José dos Campos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here