Começou ontem (22) a construção do Eco-PEV no Urbanova

0
1653
ECO-PEV-Urbanova
Foto: Charles de Moura

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou a obra de construção do Eco-PEV (Ponto de Entrega Voluntária) no Urbanova. Essa será a primeira unidade do PEV na região oeste e a 15ª do município.

A unidade será construída na avenida Doutor Dilson Lara, 80, entre o Residencial Montserrat e o Villarreal Supermercado.

A implantação da nova unidade está sendo realizada em conjunto pelas secretarias de Urbanismo e Sustentabilidade e Secretaria de Manutenção da Cidade.

A obra será realizada pela Urbam (Urbanizadora Municipal). Equipes da empresa estão realizando a terraplanagem no local para dar início à execução das fundações.

O PEV do Urbanova funcionará em um terreno de 2.000 m². No total, a unidade terá 150 m² de área construída.

A previsão é que a obra seja concluída até o final do ano.

Sustentabilidade

A unidade da região do Urbanova também será construída nos mesmos critérios de construção sustentável adotado nas unidades do Jardim Santa Luiza e no Distrito de São Francisco Xavier.

Neste modelo, que integra soluções inovadoras do ponto de vista ambiental, estão paredes de solo-cimento, sistemas de captação de água de chuva, teto verde, tratamento sustentável de águas residuais.

O Eco-PEV do Urbanova terá ainda como diferencial em relação às outras unidades a incorporação de jardim de chuva (sistema de microdrenagem de águas pluviais) e um pomar de espécies nativas.

A implantação de jardins de chuva como sistemas de biorretenção é uma estratégia contida na Lei de Zoneamento como alternativa à Conversão para Áreas Sustentáveis.

No espaço, será construído também um galpão para práticas de educação ambiental com a comunidade, incluindo oficinas de reutilização de materiais recicláveis, compostagem e princípios de carpintaria.

O objetivo é que, além de receber materiais descartados, a unidade seja referência de boas práticas ambientais para a comunidade local mostrando a ela que praticamente tudo pode ser reaproveitado, agregando valor aos materiais e evitando-se impactos ambientais.

Descarte correto

O Eco-PEV é um serviço gratuito para a população destinar pequenas quantidades de restos de obras de construção (tábuas, tijolos, telhas, tubulações, pisos) até um metro cúbico (que equivale ao volume de uma carroça pequena, um porta-malas de carro de passeio ou caçamba de um utilitário pequeno), resíduos volumosos como móveis e equipamentos domésticos (sofás, cadeiras, geladeiras), além de materiais como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes inteiras, restos de poda, tinta e óleo de cozinha.

O serviço integra um sistema integrado de gestão de resíduos da construção no município de São José dos Campos, que atende a Resolução Federal 307/2006, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, e a Lei Municipal 7.146/2006.  Os Pevs contribuem para reduzir o descarte irregular de entulhos e resíduos em áreas públicas, terrenos e beira de córregos, evitando sujeira nos bairros, contaminação do solo e poluição de rios. Todo o material recebe destinação adequada em empresas especializadas na reciclagem ou recuperação destes resíduos, ou aterros licenciados.

“Esse é um pedido do nosso gabinete para trazer o Eco-PEV ao Urbanova. Será um Eco sustentável pela estrutura, terá pomares, árvores frutíferas. O Eco-PEV terá locais para receber alunos para conhecer como é o PEV e aula de ecologia”, comentou o vereador Rogério Cyborg.

A cidade tem 14 unidades em diversos bairros. O funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h e domingo das 8h às 12h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here