Como conquistar independência financeira

0
196
Independencia-financeira

Por Nany Martins @awee4life

Você não precisa de soluções mágicas para viver bem financeiramente, apenas do conhecimento de algumas estratégias, além, é claro, de três aspectos: atitude, disciplina e perseverança.

Esteja certo de que agindo da forma correta e respeitando o dinheiro, a prosperidade será o seu destino e, os bons ventos da educação financeira, soprarão sempre a seu favor.

A relação que estabelecemos com o dinheiro está diretamente ligada à tranquilidade que tanto buscamos em nossa vida financeira. E para alcançar o sucesso, é fundamental existir um equilíbrio entre o que se ganha e o que se gasta.

Só assim você conseguirá chegar ao final de cada mês com as contas pagas e com dinheiro suficiente para a realização dos seus sonhos.

Precisamos exercer a sustentabilidade financeira, isso significa ter a capacidade de administrar e gerir recursos de forma a alcançar a perenidade. Na prática, é conseguir ter sempre uma reserva de dinheiro que permita realizar seus planos e passar com tranquilidade por momentos de instabilidade ou imprevistos.

Resumindo: é a capacidade de cada um de construir uma situação duradoura de equilíbrio em sua vida financeira.

Se a partir de hoje você não recebesse mais o seu ganho mensal, por quanto tempo conseguiria manter seu atual padrão de vida?

Esperamos que essa pergunta o leve a refletir e seja um estímulo para uma mudança efetiva em sua relação com o dinheiro e o consumo desenfreado. Está disposto a seguir em frente nesse desafio?

A chave para alcançar a independência financeira é formar uma poupança segura e sustentável, que dure a vida toda, garantindo assim seu padrão de vida sem a dependência de seu ganho mensal.

Isto é, você deverá ter um volume de dinheiro guardado que renda, por meio dos juros, o valor necessário para pagar os seus gastos atuais e futuros mesmo sem trabalhar. Essa deve ser sua meta a partir de agora.

É importante analisar as diversas opções de investimento e seguros antes de optar pelo melhor destino para o dinheiro poupado.

 Mudança de hábitos

É importante que você tenha consciência de que o equilíbrio financeiro também depende da redução dos pequenos gastos, que, na verdade, são os cortes mais fáceis de serem realizados, afinal, o café no fim da tarde e a pizza de domingo podem muito bem ser reduzidos sem prejuízo algum.

Não se trata de abdicar de tomar café ou comer pizza. A sugestão oferecida para que você finalmente alcance a independência financeira é a moderação. Tome o café na padaria, mas não todos os dias, e peça a pizza a cada 15 dias.

Os valores poupados somente com essas atitudes de redução já serão consideráveis no longo prazo.

Tudo é uma questão de reunir coragem, força e informação para romper o ciclo do endividamento, das compras por impulso e dos gastos supérfluos e desnecessários. Somente assim, tomando as rédeas da sua vida financeira, você conseguirá olhar para a frente e partir em busca da tão sonhada independência financeira.

LEMBRE-SE DE QUE A TRANSFORMAÇÃO VERDADEIRA DEPENDE DE VOCÊ, DA MUDANÇA DOS SEUS HÁBITOS E COMPORTAMENTOS EM RELAÇÃO AO DINHEIRO. E ISSO ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADO À SUA CAPACIDADE DE ENXERGAR O DINHEIRO COMO MEIO E NÃO COMO FIM.

Nany Martins é mentora Executiva da Awee Business & 3D Insight

Awee é uma empresa diferentona, que criou um método único para desenvolver profissionalmente empreendedores. Focada em pequenas e médias empresas, a Awee possui baixo custo, seu foco está na redução de mortalidade infantil das empresas. Awee vem desenvolvendo jovens empreendedores, gerando empregos e reduzindo a pobreza.  

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here