Como criar uma marca forte e se destacar da concorrência

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Por Nany Martins

Os empresários brasileiros estão bem animados com 2019. Mesmo com as sequências de desastres ocorridos ainda no início do ano, as projeções são bem animadoras para o mercado.

As empresas  estão com um grande apetite para inovar e fazer as coisas acontecerem. Em um mercado de forte concorrência, quem tem uma marca forte tem maior capacidade para manter clientes e conquistar novos.

Com algumas dicas simples veja como consolidar a imagem da sua empresa.

Garanta a credibilidade do seu negócio

Avalie seus hábitos de consumo e responda: você já adquiriu um produto apenas em função da marca associada a ele? Quando a marca tem representatividade no mercado, é natural que os consumidores a levem em consideração na hora da compra, seja pela garantia de qualidade, pelo retrospecto positivo ou simplesmente pela fama adquirida ao longo dos anos.

Criar uma marca sólida é importante porque a imagem positiva da empresa transmite aos consumidores a confiança sobre os produtos e as atividades associadas a ela.  “As marcas influenciam o psicológico das pessoas com a promessa de qualidade. Uma marca forte transmite um padrão de qualidade, credibilidade e experiência”.

Quando falamos de estabelecimentos e de serviços, e não de produtos, a marca precisa ser construída por meio do engajamento com os clientes e com a reafirmação da própria identidade.

Qual o sentimento que o nome da sua empresa traz?

Descubra a essência da sua marca: aquilo que é capaz de resumir a missão da empresa. Essa essência precisa determinar a personalidade da marca. Esse é o primeiro passo para construir uma marca sólida.

Em nossas reuniões de estruturação de negócios, sempre ouvimos o quanto somos diferentes, os “diferentões”. Foi a partir desse sentimento por parte dos nossos clientes, funcionários e fornecedores que passamos a usar o slogan “porque somos diferentões”.

E aí, qual a mensagem que a sua empresa está passando?

Seja diferentão

Permita que a sua empresa seja notada pelos clientes por algo que a diferencie das demais. Pode ser o preço, a qualidade do produto, a facilidade de acesso, a procedência dos insumos, etc.

Padronize processos

Invista na identidade visual da sua empresa e padronize todas as interações com os clientes de forma consistente e reiterada, da propaganda ao cartão de visita, passando pela decoração do ambiente e pelo uniforme dos funcionários.

Simplifique

Aposte em um nome simples, fácil de lembrar e de falar, que não exija abreviações ou gere dúvidas entre os consumidores. Lembre-se das grandes marcas que você conhece e note que a simplicidade tende a ser um critério em comum.

Para finalizar, vale lembrar que de nada adianta investir para consolidar a marca se o serviço prestado não for bom o suficiente. É o que atesta o consultor Geoffrey James, “A única maneira de construir uma marca forte é vender produtos ou serviços que encantem os clientes. Se você falhar nesse critério fundamental, o marketing de marca será um desperdício de dinheiro”.

 

Nany Martins é Mentora Executiva e Especialista em Direcionamento de carreira. 

 

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