Como criar uma marca forte e se destacar da concorrência

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sua empresa

Por Nany Martins

Os empresários brasileiros estão bem animados com 2019. Mesmo com as sequências de desastres ocorridos ainda no início do ano, as projeções são bem animadoras para o mercado.

As empresas  estão com um grande apetite para inovar e fazer as coisas acontecerem. Em um mercado de forte concorrência, quem tem uma marca forte tem maior capacidade para manter clientes e conquistar novos.

Com algumas dicas simples veja como consolidar a imagem da sua empresa.

Garanta a credibilidade do seu negócio

Avalie seus hábitos de consumo e responda: você já adquiriu um produto apenas em função da marca associada a ele? Quando a marca tem representatividade no mercado, é natural que os consumidores a levem em consideração na hora da compra, seja pela garantia de qualidade, pelo retrospecto positivo ou simplesmente pela fama adquirida ao longo dos anos.

Criar uma marca sólida é importante porque a imagem positiva da empresa transmite aos consumidores a confiança sobre os produtos e as atividades associadas a ela.  “As marcas influenciam o psicológico das pessoas com a promessa de qualidade. Uma marca forte transmite um padrão de qualidade, credibilidade e experiência”.

Quando falamos de estabelecimentos e de serviços, e não de produtos, a marca precisa ser construída por meio do engajamento com os clientes e com a reafirmação da própria identidade.

Qual o sentimento que o nome da sua empresa traz?

Descubra a essência da sua marca: aquilo que é capaz de resumir a missão da empresa. Essa essência precisa determinar a personalidade da marca. Esse é o primeiro passo para construir uma marca sólida.

Em nossas reuniões de estruturação de negócios, sempre ouvimos o quanto somos diferentes, os “diferentões”. Foi a partir desse sentimento por parte dos nossos clientes, funcionários e fornecedores que passamos a usar o slogan “porque somos diferentões”.

E aí, qual a mensagem que a sua empresa está passando?

Seja diferentão

Permita que a sua empresa seja notada pelos clientes por algo que a diferencie das demais. Pode ser o preço, a qualidade do produto, a facilidade de acesso, a procedência dos insumos, etc.

Padronize processos

Invista na identidade visual da sua empresa e padronize todas as interações com os clientes de forma consistente e reiterada, da propaganda ao cartão de visita, passando pela decoração do ambiente e pelo uniforme dos funcionários.

Simplifique

Aposte em um nome simples, fácil de lembrar e de falar, que não exija abreviações ou gere dúvidas entre os consumidores. Lembre-se das grandes marcas que você conhece e note que a simplicidade tende a ser um critério em comum.

Para finalizar, vale lembrar que de nada adianta investir para consolidar a marca se o serviço prestado não for bom o suficiente. É o que atesta o consultor Geoffrey James, “A única maneira de construir uma marca forte é vender produtos ou serviços que encantem os clientes. Se você falhar nesse critério fundamental, o marketing de marca será um desperdício de dinheiro”.

 

Nany Martins é Mentora Executiva e Especialista em Direcionamento de carreira. 

 

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