Como fazer o seu marketing pessoal te levar a outro nível profissional

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Por Nany Martins @awee4life

Para que você consiga criar impacto e se destacar, dê uma olhadinha nessas dicas que irão alavancar sua carreira profissional:

  1. Descubra quem você é

Para que você consiga transmitir uma imagem fiel da sua essência, é fundamental que você tenha total conhecimento dos seus defeitos e qualidades, para que elas te direcionem ao caminho que deseja para sua carreira.

A ideia é que você aprenda a mostrar suas competências, corrija suas falhas e melhore seus pontos fracos, assim como é feito em uma Matriz SWOT. Invista um pouco do seu tempo estudando a si mesmo e terá completa noção de onde pode chegar.

2. Busque referências

Em qualquer caminhada, você terá muito o que aprender, busque referências que te impulsionem, faça um lista breve de pessoas e empresas que te inspiram, isso vai te ajudar a entender onde e como quer chegar.

As redes sociais trouxeram a possibilidade de qualquer pessoa poder se posicionar e gerar conteúdo publicamente. Foque apenas em conteúdos relevantes.

3. Descubra o seu diferencial

Profissionais iguais existem aos montes por aí, aqueles que fazem as mesmas coisas, pensam do mesmo jeito e tomam as mesmas atitudes. Pense em tudo que você recebe de feedback, analise quais posturas, experiências e conhecimento que você tenha que são peculiares. Possuir um diferencial fará com que você se conecte emocionalmente com seu público.

4. Como você é lembrado?

Para que você seja lembrado e consiga se conectar de maneira eficaz, é ideal que mostre suas qualidades profissionais de um jeito que as pessoas te entendam e percebam onde realmente você pode chegar. Reflita sobre o que você tem feito e observe suas atitudes, olhando a situação de fora, você se inspiraria em você?

5. Quem está te assistindo?

Toda marca, empresa ou um influenciador possui um público alvo bem definido e sua comunicação é mapeada para atingi-lo da maneira mais eficaz possível. Você deve saber exatamente quem é o seu público ou como dizem no mercado, quem é seu target, sem isso você estará cego e, seja qual for o propósito, será muito mais difícil atingir seu objetivo.

6. Seja especialista em algo e crie autoridade

Em que você é bom? No que tem domínio? Use isso a seu favor, se aprofunde em algo que goste e te dê prazer e fale sobre isso. Existem diversas maneiras de criar autoridade como: artigos em um blog, canal no YouTube, perfil de Instagram e Linkedin.

7. O mundo está nas mídias sociais, cuidado!

Você já parou para pensar no que as pessoas irão encontrar sobre você em uma simples busca no Facebook ou Instagram? Aposto que bateu o desespero, aquele selfie de biquinho não faz mais sentido agora né?

Se não havia pensado nisso, te aconselho a parar agora mesmo e ver o que anda publicando. Muitas empresas possuem profissionais especializado em stalkear pessoas em mídias sociais para contratar, demitir, e fazer ou não negócios.

8. Tenha empatia e conexão emocional

A maioria das pessoas acredita que faz escolhas baseadas em um pensamento racional, mas posso te dizer que não. As escolhas por um produto ou outro, são extremamente emocionais. No caso de um profissional, empresário ou influenciador, isso funciona da mesma maneira. Da uma olhada no Instagram da Adriana Santana (não estou fazendo merchan) e olha como ela interage com o público, ela fala a língua do público dela, logo gera empatia e BUM! As marcas ficam loucas.

9. Mostre sua experiência

Transmitir experiências tem um potencial incrível na construção de uma imagem de marca. Diariamente você passa por pessoas, conversa com elas e pode utilizar este tempo para ser lembrado para sempre. Tome cuidado com o que você fala, melhor dizer que não tem domínio ou desconhece o assunto do que se meter a besta e falar coisas que não fazem sentido.

Seja alguém que compartilha sonhos, medos e vitórias, isso fará com que muito mais gente se sinta bem ao seu lado, o que será vital para sua marca pessoal.

10. Construir é difícil, destruir é fácil

Construir uma imagem positiva é bem difícil e pode ser demorado, mas para acabar com ela basta um comentário torto ou um sorriso falso para ver todo seu trabalho ir por água a baixo.

Controle seu emocional. Recebeu um comentário grosseiro ou ofensivo? Pare, respire e deixe para responder depois, mas não esqueça de responder, ignorar seu público também pode gerar depreciação na sua imagem.

Nany Martins é Mentora Executiva e Especialista em Direcionamento de carreira. @awee4life

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