Como o comportamento do funcionário nas mídias sociais interfere na reputação da empresa

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Por Alexandre Pupio

É natural que as pessoas se sintam à vontade em seus perfis sociais para emitir
opiniões e posicionamentos, mas também é preciso estar atento, porque o
comportamento do funcionário pode estar atrelado à reputação da empresa.
Você deve se lembrar do caso de um funcionário da Latam que, junto a outros
brasileiros, publicou um vídeo hostilizando mulheres durante a Copa do Mundo
da Rússia, no ano passado. O funcionário foi demitido, na ocasião, por justa
causa, o que reacendeu a discussão sobre o comportamento nas mídias sociais
e as consequências para o funcionário e o empregador. Apesar de a situação
não ter relação direta com a empresa, a Latam utilizou o código de conduta da
organização alegando que o que foi postado feria a honra do empregador.
Mas isso também não quer dizer que o funcionário não pode identificar o local
de trabalho em seus perfis pessoais. A Adidas, por exemplo, pede que os
colaboradores se identifiquem claramente como trabalhadores da empresa, mas
salienta que cada um é pessoalmente responsável pelo conteúdo que publica. A
organização ainda recomenda cuidado antes de fazer publicações e com as
informações publicadas.

Há casos em que a página da empresa, nas mídias sociais, é “atacada” por
usuários após um dos funcionários fazer comentários agressivos ou
preconceituosos em publicações. As avaliações negativas podem ser
prejudiciais para a aquisição de novos clientes, parceiros e até investidores.
Para que esse tipo de crise não ocorra, é importante ouvir o que os
funcionários têm a dizer. Para qualquer empregador, é muito importante saber
ouvir questionamentos e ideias vindos de sua equipe. Além disso, também é
fundamental estar atento à reputação da empresa. Acompanhe o que seus
clientes dizem sobre seu negócio, quais são as avaliações e mantenha-se
sempre atualizado nos perfis digitais.

Portanto, para pequenos empreendedores aos grandes nomes do mercado: as
mídias digitais tornaram-se canais de extrema relevância e devem ser
considerados no orçamento da empresa. E você, já faz a gestão das mídias
sociais do seu negócio?

Alexandre Puppio é Relações Públicas e tudo mais o que isso implica. É diretor
da Puppio RP, agência de comunicação criativa, especializada em produção e
gestão de conteúdo em redes sociais voltada para pequenos e médios negócios.

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