Comunicar para empreender

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Por Maurício Tomé

Uma das ferramentas mais importantes para qualquer empreendedor é dominar a arte de se comunicar. Comunicação com seu

mercado, comunicação com seus colaboradores, comunicação com seus parceiros. Comunicar-se bem é requisito imprescindível para o êxito.

Para comunicar-se com o mercado, o empreendedor pode contar com a ajuda de profissionais da área de comunicação social. Já para se comunicar com parceiros e colaboradores, há a necessidade de se dominar a comunicação via relacionamentos interpessoais. É aqui que quero enfatizar a presente reflexão.

Quando se deseja obter cooperação das pessoas, há a necessidade de comunicar com clareza uma ideia. Porém, cada indivíduo tem seu código pessoal de interpretação da realidade, e isso não ocorre de forma objetiva, e sim dentro da subjetividade pessoal. Ao se comunicar, o indivíduo utiliza sua compreensão pessoal ao empregar suas colocações, e o erro na comunicação está em se subtender que a outra pessoa irá decodificar a ideia baseada nos mesmos princípios da pessoa que se comunica.

Por isso, a comunicação clara e limpa é um desafio. Como qualquer líder, o empreendedor necessita saber vender suas ideias e sempre verificar como seu interlocutor compreendeu a mensagem comunicada.

Em tempos de Twitter, um indício de como as pessoas não querem mais disponibilizar mais tempo com comunicações longas, o desafio se tornou ainda maior. Cada vez mais, o bom comunicador fala mais com menos palavras. As rodadas de negócios são um exemplo, já que normalmente um representante de uma empresa possui de 1 a 2 minutos para comunicar o que sua empresa possui de diferencial no mercado. Aqui o desafio aumenta; além de comunicar uma ideia, tem de se falar em público.

A reflexão que deixo é essa: como anda sua comunicação interpessoal? Invista em melhorar sua comunicação interpessoal, que com isso você aumentará os resultados de seus empreendimentos.

Maurício Roberto Tomé: Administrador de Empresas, especialista em Marketing e Negócios do Varejo de Bens e Consumo, mestrando em Gestão de Negócios pela FIA. É consultor de varejo, empreendedor, professor universitário e palestrante. Dirige a franquia de treinamentos e desenvolvimento de líderes “Master Mind“. Foi Gestor de Varejo por 26 anos, com experiência internacional. 

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