Conheça a metodologia que aumentará a produtividade, reduzir custos e melhorar a eficiência da sua empresa

0
458

Por Nany Martins

Essa metodologia é base de muitas empresas de sucesso e grande porte no mundo. Estamos falando dos 5S (seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke) é um método normalmente usado por uma empresa de fabricação para alcançar um ambiente de trabalho efetivo, eficiente e organizado, de modo a aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar os padrões de qualidade. Mesmo que a empresa venha ser pequena e com poucos funcionários ou até mesmo em residências é possível implantar os 5S.

O conceito do 5S foi criado no Japão e está relacionado à qualidade total e à cultura, e tem como objetivo orientar as empresas para a disciplina e a criação de oportunidades de melhorias nos processos — reduzindo os desperdícios e aumentando a eficiência operacional, produtividade e motivação.

Faça a implantação por etapas. Cada “S” deve ser implantado no seu tempo.

Seiri

Se refere a evitar o que for desnecessário, ou o “senso de utilização”. Classificando itens que não são necessários, segregando e eliminando-os no trabalho de forma sistemática. O processo de separação é útil para determinar os materiais necessários no presente ou no futuro e deve ser armazenado em uma área de armazenamento designada. Itens desnecessários serão descartados. O arranjo usado para manter cada material na empresa no lugar correto é nomeado como etiquetas. O material e equipamentos com defeitos ou pouco utilizados na empresa causam a desordem do trabalho e diminuem a eficiência.

A implantação do senso de utilização gera menos riscos, ganho de espaço, facilidade de limpeza e manutenção, melhor controle dos estoques e redução de custos.

Seiton
Significa deixar tudo em ordem, ou o “senso de organização”. É literalmente arrumar tudo, deixar as coisas arrumadas e em seu devido lugar para que seja possível encontrá-las facilmente sempre que necessário. Assim, evita-se o desperdício de tempo e energia.
Um ambiente físico e digital organizado traz uma maior economia de tempo, que pode se chegar à 65% na produtividade, além da facilidade na localização dos materiais.

Seiso

Significa manter limpo, ou o “senso de limpeza”. Agora que você já tirou tudo que era desnecessário e deixou tudo em ordem, é preciso manter assim.

A limpeza deve se tornar uma atividade diária. A poeira, a sujeira e os resíduos são a fonte de desordem, indisciplina, ineficiência, produção defeituosa e acidentes de trabalho. O local de trabalho deve ser limpo em intervalos regulares. Todas as ferramentas e equipamentos devem ser restaurados em seus próprios locais após a sua utilização.

O senso de limpeza pode ir além do aspecto físico, abrangendo também o relacionamento pessoal onde se preserva um ambiente de trabalho onde impere a transparência, honestidade, franqueza e o respeito.

Seiketsu

Cuidado pela saúde e higiene, ou “senso de saúde e higiene”. Não adianta nada mantermos o local de trabalho limpo se não cuidarmos de nossa higiene pessoal também.

Estabelece as regras padrão para manter a higiene perfeita e ambiente seguro no local de trabalho. O objetivo deste passo é manter, padronizar e prevenir a presente ordem e regularidade. Os sistemas necessários são formados para manter a continuidade dessas boas práticas no local de trabalho. Os padrões devem ser muito comunicativos, claros e fáceis de entender. Com relação a isso, durante a preparação e a melhoria, você deve envolver todos os participantes no processo no local de trabalho, isto é, os trabalhadores diretos.

Shitsuke

Disciplina. Este conceito é um pouco mais abrangente do que o significado ao qual estamos acostumados de seguir as normas. Ele se refere também ao caráter que deve ser honrado, educado e manter bons hábitos.

Treine os funcionários disciplinados para praticar o sistema 5S continuamente para que os hábitos entre para dentro da cultura da organização. Este é, de longe, o S mais difícil de implementar e alcançar. As pessoas tendem a resistir às mudanças e até mesmo o plano 5S mais bem estruturado irá falhar se não for reforçado constantemente. Ele cria um sistema de educação, cooperação, disciplina e inspeção para proteger a melhor situação presente.

O aprendizado e a prática do 5s proporciona a melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional.

Nany Martins é Mentora Executiva e Especialista em Direcionamento de carreira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here