Consequências do uso de drogas será tema de live e postagens

0
56

26 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate às Drogas. Para levar informação e sensibilizar, especialmente os jovens, para as consequências do consumo de drogas, sobretudo durante a pandemia, a Prefeitura de São José dos Campos vai usar as mídias sociais.

“Valorize suas conquistas. Afaste-se das drogas” é o apelo principal das peças publicitárias que já começaram a ser publicadas nas páginas oficiais do Facebook e Instagram. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre os prejuízos que o uso das substâncias podem causar na carreira, estudos e na família.

Na sexta-feira (26), uma live sobre o tema trará especialistas e profissionais que atuam no combate e prevenção ao uso de entorpecentes.

Risco de dependência química, desestruturação familiar e impactos na segurança pública serão alguns dos efeitos do uso das drogas, abordados no bate-papo que será aberto para perguntas, e esclarecimentos.

A transmissão desta semana será a terceira sobre drogas realizada durante a pandemia. No mês de maio, o consumo excessivo de álcool durante a quarentena e o tratamento da dependência química na pandemia também foram pautas de lives. De acordo com as métricas da mídia social, em ambas, mais de 30 mil pessoas foram alcançadas.
Pesquisa

De acordo com uma pesquisa pela realizada pela Prefeitura por meio do programa “Coalizão”, em junho de 2018, com 5 mil estudantes, entre 12 e 18 anos, de escolas públicas, a droga mais utilizada entre os jovens é o álcool, seguido pela maconha e pelo cigarro. Segundo o estudo, os homens lideram o consumo.

Entre aqueles que afirmaram usar drogas, aproximadamente 65% começou entre 13 e 15 anos. Na maioria por curiosidade (34%), status perante os amigos (19%) e lazer (16%).

Do total pesquisado, 26% consome pelo menos uma vez por mês. Mais de 12% faz uso semanalmente ou quase todos os dias.

Como principais formas de acesso, o levantamento apontou: com amigos (42%), eventos sociais (20%) e no bairro (13%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here