Coronavírus: saiba como irá operar o transporte público na cidade

0
243
Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que no momento não há alteração nos horários e na oferta de veículos do transporte público devido à pandemia do novo coronavírus.

Todas as linhas com os respectivos itinerários podem ser consultados no site da Prefeitura ou no aplicativo Ônibus na Hora.

Devido ao feriado no município, nesta quinta-feira (19), as linhas irão operar com horário de domingo. E, na sexta-feira (20), com o horário de sábado, como de costume nos feriados prolongados.

Já há previsão de redução no número de passageiros transportados e, consequente, menor carregamento devido à interrupção de aulas, profissionais atuando em home office, férias coletivas etc. Ou seja, os veículos irão transportar menos passageiros, o que ajuda a evitar aglomeração de pessoas e no conforto da viagem.

Segundo a Prefeitura, todos os veículos do serviço já passavam por limpeza diária antes da pandemia e, atualmente, as empresas que operam o transporte público da cidade reforçaram a higienização dos veículos, com a disponibilização de álcool em gel e limpezas extras com solução bactericida.

Além da higienização dos veículos e passageiros, outra importante recomendação é que as janelas permaneçam abertas para a circulação do ar.

Bilhete Único Escolar

Considerando as adoções de medidas em decorrência da pandemia do novo coronavírus, bem como da recomendação de suspensão das aulas no Município, disposta no decreto 18.476 de 18 de março de 2020, que decretou estado de emergência na cidade, a Prefeitura irá realizar o bloqueio do uso do cartão do Bilhete Único Escolar a partir desta quinta feira (19), por tempo indeterminado.

Acesso Livre

Atualmente, há cerca de 4.000 munícipes, entre idosos e PCD’s (Pessoas com deficiência), com a necessidade de renovação do cartão de isento do transporte público e do estacionamento. Considerados como um grupo de risco ao novo coronavírus, a Prefeitura irá prorrogar a validade dos cartões, tanto do ônibus quanto do estacionamento por 30 dias (de 23 de março até 21 de abril).

Segundo a Prefeitura, o objetivo é reduzir a aglomeração de pessoas no Acesso Livre, setor da Prefeitura onde o serviço é realizado. No local, também haverá a redução de algumas fileiras de cadeiras e todos os atendentes irão seguir as recomendações de higiene, como a utilização de álcool em gel 70%, após cada atendimento.

Realização de serviços pela internet

Vale lembrar que a população de São José dos Campos pode realizar cerca de 85% dos serviços da Prefeitura pelo Prefbook, serviço online disponível para realizar diversos pedidos e abertura de processos.

Com o Prefbook, os usuários têm acesso às mais diversas informações que existem na base de dados do município podendo consultar, ao mesmo tempo, em diversas plataformas, certidões e débitos, imprimir guias, abrir processos administrativos online, sem precisar se deslocar às repartições públicas.

Dos serviços ligados à Secretaria de Mobilidade Urbana, por exemplo, a população pode realizar pelo Prefbook a indicação de condutor em infração, defesa da autuação de infração, recurso contra multas de trânsito, pedido para o cartão de isento para idoso em ônibus, carteirinha do transporte público para PNE (Portador de Necessidade Especial) e credencial de estacionamento especial.

Prefbook é fácil e prático de usar. Basta acessar, criar uma senha e fornecer seu CPF ou e-mail. Um ícone que leva ao site também está disponível na página inicial do site da Prefeitura.

Prefbook

Emissão de certidões
– Tempo estabelecido
– Dados cadastrais imobiliários
– Inscrição municipal
– Débitos do imóvel
– ISSQN/Taxa de licença
– CND individual

Meus débitos
– Consulta de débitos de imóveis
– Consulta de débitos de empresas
– Consulta de multas de fiscalização
– Consulta de multas de trânsito em dívida ativa
– Emissão de boletos para pagamento de débitos

Cadastro de imóveis/empresas
– Consulta de imóveis/empresas vinculadas
– Inclusão de imóveis ou empresas que estão vinculadas ao CPF
– Exclusão de imóveis ou empresas que não estão vinculadas ao CPF

Meus processos
– Consulta de processos abertos
– Consulta do andamento dos processos
– Resolução de “exigência”
– Abertura de processo administrativo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here