Crianças, já pra rua!

0
667

 Crianças, já pra rua!

_MG_9775

As vantagens de se criar filhos dentro de condomínios no Urbanova

Clarissa Passos

(Outubro de 2015)

_MG_9811Crianças que brincam são mais criativas, sociáveis e felizes. Em nosso bairro, ainda temos esse clima de interior, muito espaço dentro dos condomínios e segurança para brincar na rua. Embora haja riscos por conta da velocidade dos carros, há muito mais vantagens em brincar fora de casa do que se imagina!

Para a professora e estudiosa da pedagogia Waldorf, Jana Giacomini, o ato de brincar com qualidade gera saúde e proporciona vida, amadurecimento saudável dos órgãos internos e dos sentidos humanos. “O brincar na infância ajuda na formação de uma criança com qualidades anímicas mais estruturadas, com sentidos mais aguçados, formando crianças criativas, imaginativas e corajosas, pois expõe seus medos nas brincadeiras, ou seja, o brincar vai muito, além do que apenas o desenvolvimento motor e social, ele transpassa também por um corpo tri membrado onde sentir, querer e pensar estão correlacionados e se desenvolvendo”.

Através das brincadeiras as crianças descobrem e aprendem sobre o mundo à sua volta . “Em meio ao grupo, a criança se socializa, faz mais amizades, aprende a resolver seus pequenos problemas e conflitos sozinha e torna-se mais independente. O fato de os pais não estarem tão perto faz com que o pequeno comece a caminhar mais com as próprias pernas. Mas é claro que isso tudo tem a ver também com o comportamento dos adultos, que devem deixar isso acontecer. Infelizmente, muitos responsáveis costumam reclamar que seus filhos são dependentes, mas esquecem que a dependência é uma relação de mão dupla”, explica a Neuropsicopedagoga Hilda Lima.

A mãe do Felipe(10) e da Fernanda(5), Márcia Regina Calvejani Mendonça, diz que seus filhos possuem uma liberdade para brincar que jamais teriam se estivessem morando em apartamento. “O Felipe anda de bicicleta pelas ruas do condomínio, joga futebol, anda de skate, queimada, carrinho de rolimã e outras brincadeiras que eles inventam Já a Fernanda está descobrindo o prazer de morar em casa, ter quintal e poder brincar na rua. Ela adora andar pelo residencial, ir ao playground e procurar amiguinhas para brincar, ela gosta bastante de ir à área verde para brincar de floresta encantada, e com um simples papelão brinca de escorregar na grama”, conta Marcia.

_MG_9782 _MG_9801 _MG_9838

Como incentivar?

“Precisamos incentivar as crianças a saírem da frente da TV e do computador e de casa”, diz Hilda, que dá a dica de reunir toda a família para brincar na rua como incentivo. Além de estimular a criança, esta seria uma oportunidade para dividir boas risadas e curtir bons momentos, e ainda uma maneira de fortalecer os laços familiares, coisas extremamente saudáveis, para os pais,  filhos e vizinhos . “A  essência da infância está no brincar na rua ao ar livre. A rua é a extensão do quintal de casa”, afirma Hilda.

“Minha filha veio para o Urbanova com 2 anos hoje está com 19 anos, cresceu brincando nas ruas do nosso condomínio e hoje suas amizades são duradouras”. Érika Cardoso dos Santos, mãe da Bruna e moradora do Eldorado.

_MG_9840 _MG_9796

“Meus filhos brincam mais nos finais de semana porque a rotina semanal é corrida. Sozinho eu ainda não deixo muito. No meu condomínio não tem muitas crianças na idade deles- então eles brincam mais com os amigos de escola ou sozinhos. Andam de bike, de skate e também jogam Ping pong na garagem com o pai”. Luciana Spinelli Perali , mãe do Gustavo(7) e Tiago(5) e moradora do Altos da Serra 3.

“Antes minha filha era criança de apartamento e só ficava doente , ter mudado para casa e quintal de grama ajudou muito. Já meu filho sempre andou de velotrol, aprendeu a andar sem rodinhas aqui, agora está no patins e no skate”. Fabiana Alves, médica e mãe do Caio(7) e Ana Flávia(15) moradora do Altos da Serra V.

 

Fotógrafa: Lili Faliveirato

 Crianças: Julia Kaori  – Pedro Palombo – João Vitor Marques  –   Ana Yumi   –  Barbara Cruz 

 Agencia: WR Modelos

Telefone: 12 3921-6810

Site: www. wrmodelos.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here