Cuidados com os cabelos vão além da estética

0
698

Cuidados com os cabelos vão além da estética

Saiba como fugir de tratamentos prejudiciais a sua saúde

(Setembro de 2015)

Por Salão Beleza Essencial

Tratamento Argan e  Luzes (Antes) . Cliente Mariana Tratamento Argan e  Luzes (Depois) . Cliente Mariana (2)

(antes)                                         (depois)

 

A todo o momento surgem novos produtos e tratamentos no mercado da beleza. A promessa de um cabelo liso, hidratado, com brilho enche os olhos das mulheres que se submetem a tratamentos duvidosos, muitas vezes aplicados por profissionais sem capacitação.

Primeiramente é preciso conhecer o seu cabelo e saber os cuidados adequados para manter os fios saudáveis. Cada tipo de cabelo reage de uma maneira em relação aos produtos químicos utilizados nos tratamentos.

“Recebemos muitas clientes no salão Beleza Essencial com o cabelo quebradiço, ressecado após ser submetido a tratamentos inadequados, às vezes até com produtos proibidos. Sempre é possível recuperar os fios, mas é preciso ter paciência, por isso a orientação é sempre pesquisar muito antes de realizar algum procedimento”, orienta a cabeleireira Gilmara Gomes.

“Cheguei ao salão Beleza Essencial com progressiva nos cabelos, ele era extremamente duro e quebradiço, com nenhum volume e movimento. Comecei a realizar tratamentos como W.One e escova de argan, seguindo as orientações da Gilmara de como fazer as manutenções em casa.
Hoje sou extremamente feliz com meu cabelo. Ele tem volume, brilho e macio e está bem hidratado” relatou a fisioterapeuta Vanessa Nunes.

 

 

Algumas dicas e informações sobre tratamentos capilares:

Como evitar o envelhecimento dos cabelos?

Não é a apenas a pele que envelhece com o tempo: o seu cabelo também sente os efeitos da passagem dos anos. A medida que o tempo passa, os fios tornam-se mais finos, secos e quebradiços.

Essencialmente, o processo de envelhecimento se caracteriza por dois fenômenos: a redução da densidade dos fios, com diminuição de sua espessura, e a perda de sua cor natural, que leva aos cabelos brancos.

A culpa está na perda de aminoácidos, que são essenciais para o cabelo. Os aminoácidos são as menores partículas em que se constituem as proteínas. A principal proteína do cabelo é a queratina que, em conjunto com a vitamina E e o selênio, proporcionam proteção aos cabelos.

Portanto, o envelhecimento dos fios não é ocasionado somente por idade cronológica ou genética, mas também pela falta de vitalidade dos fios; e isso pode ocorrer em qualquer idade.

 

Como manter a vitalidade dos fios?

Proteger o cabelo do sol é a primeira regra contra os danos cronológicos. Os raios UV ainda são os maiores inimigos dos cabelos, pois reduzem a elasticidade dos fios além de ressecá-los e dar a eles uma aparência opaca.
Hidratar e usar produtos adequados ao tipo de cabelo. Isso pode restituir o brilho e ainda oferecer uma textura macia aos fios. Essa prática deve ser incorporada à rotina: pelo menos uma vez por semana, faça uma hidratação caseira. Além disso, reserve um tempinho para ir ao salão cuidar das madeixas de vez em quando.
Cauterizações têm o poder de nutrir os fios e fechar as cutículas do cabelo. Ou seja: além de auxiliar na retenção do frizz, seus cabelos terão os nutrientes que precisam.
Alimentos para os Fios!

Uma alimentação equilibrada e saudável é importante não só para a sua silhueta, mas também para a beleza da sua pele, unhas e cabelos. Problemas nutricionais deixam os cabelos secos, quebradiços e sem vida. E quando oleosos demais, podem ser sinal de uma dieta desequilibrada.

 

Cuidados diários

Manter o couro cabeludo limpo e sem oleosidade, usar shampoos adequados e de qualidade. Fazer uma limpeza profunda ou esfoliação no couro cabeludo. Hidratar com frequência; e não abusar dos processos químicos agressivos.
Tratamento Cosmético

Os especialistas são unânimes ao falar que a hidratação é um dos fatores mais importantes para a saúde do cabelo. As máscaras de hidratação profunda e a queratinização, feita no salão, podem auxiliar bastante a recuperar a juventude dos fios.

 

Uso do formol em alisamento capilar

A Anvisa não registra alisantes capilares que tenham como base o formol em sua fórmula. A substância só tem uso permitido em cosméticos nas funções de conservante (limite máximo de uso permitido 0,2%) e como agente endurecedor de unhas (limite máximo de uso permitido 5%).

 

Produtos permitidos para alisamento.
Existem outras substâncias, registradas na Anvisa, que podem ser utilizadas em alisamentos capilares. Entre elas estão o Tioglicolato de Amônio, Hidróxido de Sódio, Hidróxido de Potássio, Hidróxido de Cálcio, Hidróxido de Lítio e o Carbonato de Guanidina.

Antes de se decidir pelo alisamente, solicite ao salão verificar qual é o produto que está sendo utilizado. Aceite apenas se for um produto industrializado contendo os produtos acima mas, se for uma fórmula própria do salão, não há segurança sobre o produto, pois há o risco de conter formol.

No caso da escova progressiva, dependendo da concentração do formol, pode ainda causar a queda dos cabelos.

 

No Salão Beleza Essencial estão disponíveis os melhores tratamentos capilares disponíveis no mercado. Não usamos formol. Informe-se e cuide-se!

 

Esperamos você!

Salão Beleza Essencial

Av. Shishima Hifumi, 2982 – Urbanova

Telefone: (12) 3206-5704

Facebook: Beleza Essencial

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here