Decorando com elegância: dicas para a sua casa nas festas do fim do ano

0
538
Arquitetura-urbanova
Foto: Ilustração

Dicas simples para deixar sua casa linda para as festas do fim do ano

Por Arq. Marcelo Guedes

Toda decoração começa com um bom planejamento. O primeiro passo é medir os ambientes, móveis e objetos que se pretende utilizar. Isso é fundamental para evitar erros e gastos desnecessários.

Para decorar uma casa é importante tomar como premissa uma paleta de cores, busque por objetos e obras de arte que combinem entre si e deixem seu ambiente a sua cara.  Todos os elementos escolhidos para compor o restante da decoração precisam conversar entre si para que o ambiente não fique carregado demais. Sempre uso a dica de menos é mais e bom senso nesse momento é palavra da vez.

Os tapetes são muito utilizados nas mais diversas formas: lisos, listras, estampados ou geométricos, que estão muito em alta. Você pode seguir a linha tom sobre tom ou investir nesse elemento como protagonista e terá muito sucesso, basta nomear a cor e sem medo de ser feliz.

O uso de espelhos é bastante comum na decoração, normalmente usado com o objetivo de ampliar o espaço. Só tome cuidado com o tamanho, para que o espelho não fique grande demais, acabando por deixar o ambiente pesado .

Costumo dizer que a iluminação é a cereja do bolo, portanto invista nesse item da decoração. Seja utilizando pendentes ou luminárias, criando a possibilidade de ter uma iluminação indireta, bem marcante na forma que mais lhe agradar ou também rebaixar o teto com gesso e embutir pequenas lâmpadas para alguns espaços. O importante é criar uma cenografia bem a sua cara.

A decoração de um ambiente é um exercício perfeito para usar toda sua criatividade. É simplesmente sensacional conseguir trazer a personalidade do cliente para cada ambiente, deixando-o como bem personalizado.

No fim de ano prepare sua casa com a sua cara e principalmente seja feliz.

Marcelo Guedes é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes.  Integra o projeto Caminhos da Arquitetura. Atualmente é Professor Universitário da Universidade Anhanguera,  Senac e FAAP. Trabalha com Projetos de Arquitetura e Projeto de Interiores, especializado em Luminotecnica e Planejamento e Gerenciamento de Projetos.

Urbanova

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here