Deep Work: a técnica para trabalhar focado aumentando a performance

0
407

Por Nany Martins @awee_business

Ter habilidade em fazer muitas atividades no menor tempo, aprender práticas complexas rapidamente e desenvolver a capacidade de focar em tarefas que exigem grande atenção cognitiva sem se distrair é um diferencial no mundo contemporâneo. Deep Work significa trabalhar de maneira profunda e focada, aptidão valiosa nos dias de hoje, visto que o avanço tecnológico e a dependência das redes sociais interferem nessa capacidade.

 Ser multitarefa está roubando sua produtividade

Assim como eu, você provavelmente faz muitas coisas simultâneas acreditando que está otimizando o tempo. A má notícia é que esta lógica é completamente errada, pois trabalhar em muitas atividades em paralelo não é sinônimo de produtividade. Um estudo da Universidade de Minnesota provou que ao alternar uma tarefa por outra, a concentração fica prejudicada e ambas as atividades são completadas com uma performance pior.

As duas habilidades essenciais

Para conseguir trabalhar de maneira profunda, duas habilidades são essenciais. A primeira é dominar rapidamente coisas difíceis e complexas. A segunda é a habilidade de produzir em alta performance, tanto em qualidade, quanto em velocidade.

Há 04 caminhos que contribuem para aprender coisas difíceis: remover todas as distrações, definir um período longo de tempo de concentração e deixar o resto do dia livre, criar o hábito de trabalhar em blocos de tempo e já deixá-lo reservado na agenda e, por último, alocar qualquer tempo livre que surja para entrar no modo profundo.

Rotinas e rituais para entrar em ‘deep work’

Desenvolver rotinas ajudam a minimizar a vontade de se distrair e o tempo dessa distração. Uma dica é estabelecer regras para o momento de trabalho, um local e o tempo para cada atividade.

Além disso, planeje seu tempo de inatividade. O tempo ocioso ajuda seu cérebro a descansar e faz com que suas horas de trabalho profundo sejam mais produtivas

Liberte-se das redes sociais

Você não precisa largar a internet completamente, mas deve rejeitar o estado de distração de estar sempre conectado. Se você quer eliminar o vício dos sites de entretenimento drenando seu tempo e atenção, dê a seu cérebro uma alternativa de qualidade.

Comece programando cada minuto do seu dia:

Uma programação organizada e com flexibilidade para reagendar os compromissos irá permitir mais insights criativos do que uma abordagem mais tradicional, com um dia desestruturado e aberto.

Quantifique a profundidade em cada atividade:

Uma vantagem de programar seu dia é que você pode determinar quanto tempo está gastando em atividades superficiais. Depois de entender onde suas atividades estão na escala de profundidade ou superficialidade, gaste seu tempo nas mais profundas.

Termine seu trabalho às 17:30 da tarde:

Esse é um compromisso fixo com a produtividade. Ter uma hora fixa para terminar o dia de trabalho faz com que você seja capaz de encontrar estratégias de produtividade para concluir tudo que deve ser feito na hora e na velocidade certas.

Esse texto foi inspirado pelo livro Deep Work, Cal Newport ,

Espero que você consiga trabalhar mais focado e ter mais agilidade e com isso ganhar mais performance no seu dia a dia.

Bons negócio, até mês que vem.

 

Nany Martins é mentora Executiva da Awee Business & 3D Insight

Awee é uma empresa diferentona, que criou um método único para desenvolver profissionalmente empreendedores. Focada em pequenas e médias empresas, a Awee possui baixo custo, seu foco está na redução de mortalidade infantil das empresas. Awee vem desenvolvendo jovens empreendedores, gerando empregos e reduzindo a pobreza.  

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here