É hora de empreender!

0
736

Por Nany Martins @awee4life

Foi demitido ou está prestes a sair do emprego, por causa de um acordo, reestruturação ou vontade de mudar? Saiba como se planejar para empreender.

Com o desemprego crescendo e a crise batendo, muita gente certamente tem um bichinho do empreendedorismo crescendo dentro.

Já imaginou começar o ano entregando o cartão que levará o nome da sua empresa? Se animou né?

Mas antes de sair empreendendo, veja algumas ações que demandam atenção imediata, vamos às dicas de ouro:

Analise seu patrimônio financeiro – Some todos os valores que tem guardado, fundo de garantia, moedas do cofrinho, troco do pão que ficou no carro, tudo que você tiver. O ideal é você ter uma reserva para investir no seu negócio e bancar suas despesas domésticas por um ano, isso mesmo! UM ANO.

Estabeleça prioridades –  Primeiro e o mais importante: Não confie na sua mente! Tenha uma agenda ou um caderno. Antes começar a trabalhar, escreva na primeira linha “Planejamento Diário” e comece a listar tudo o que deve fazer no dia e ao concluir faça de um “check”. Isso te ajuda a ter uma noção de tudo que fez no dia e tudo o que ficou pendente, além de ter tudo anotado como protocolos e detalhes de conversas ao telefone. Óbvio, o que não for concluído, passe para o próximo dia.

Misture-se a outros Empreendedores – Há encontros sobre empreendedorismo em muitas cidades. Essas reuniões são essenciais tanto para quem já tem um negócio quanto para os que procuram inspiração para abrir uma empresa. É nelas que você poderá encontrar sócios, parceiros e clientes, além de ouvir histórias de sucesso e fracasso – essenciais para quem está no começo. Se cadastre no Meetup, lá você pode encontrar palestras, marcar encontros e cafés com empreendedores e potenciais parceiros

Faça um bom uso do seu networking –  Deixe seu orgulho de lado e peça ajuda a amigos, família, vale até para a sogra. Tente encontrar um mentor, ele irá te ajudar a se encontrar nesse momento tão decisivo de sua carreira, além de te ajudar a reduzir em até 70% do seu tempo e grana. Esse tipo de profissional pode te ajudar a abrir portas e identificar oportunidades que sozinho você pode deixar passar, os grandes CEOs contam como um mentor em várias fases de sua carreira.

Estude gestão e finanças – Iniciar uma empresa ou gerenciar uma sozinho, depende de muito conhecimento em diversas áreas: marketing, processos de vendas, gestão de pessoas, produção e por ai vai. Dica: faça uma lista de todas as áreas e competências que sua empresa irá precisar, numere-a por importância e selecione as que você tem o menor ou nenhum domínio, faça um curso, assista palestras e converse com pessoas da área. Há vários cursos online que você pode fazer e muitos deles são gratuitos, dá uma olhada no site da Endeavor, Sebrae e Coursera.

Elabore um plano de negócio –  Pesquise quem são seus clientes, concorrentes e o mais importante, sua proposta de valor. O Canvas é uma excelente ferramenta para que empreendedores de primeira viagem rascunhem suas ideias de forma integrada, pois não exige conhecimentos aprofundados de negócios.

Gerencie seu tempo – Defina o tempo para trabalho, horário para começar e terminar, tenha horários pré-definidos para estudar, tomar café com potenciais clientes ou para fazer “oba oba” com o cliente ao telefone. Aqui, separamos essa gestão por dias da semana, então reservamos dias certos para realizar cada uma destas atividades e o tempo, ex.: toda terça das 15h às 18h fazemos pós-vendas. Organize suas atividades profissionais e pessoais para dar sentido e vazão à criação produtiva. Nada prospera sem um mínimo de planejamento e organização.

Coloque o que já tem em mãos para funcionar – Não espere muito para colocar seu negócio para funcionar, faça um protótipo e coloque para rodar. Ofereça abaixo custo e gratuito, isso mesmo gratuito! Selecione um público potencial e dê amostra grátis, isso vai te ajudar nas vendas, além de servir de teste para saber onde está acertando e errando.

Nany Martins é Mentora Executiva e Especialista em Direcionamento de carreira. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here