É hora de virar a chave!

0
37
Foto: Carollina Roberto Moraes

Convidamos a Master Coach Cláudia Fonseca para um balanço sobre os aprendizados que podemos levar de 2020! A Cláudia é moradora do Urbanova e atua há 5 anos como Life Coach. É Pós-graduada em Psicologia Positiva aplicada ao Coaching e tem como missão de vida ajudar pessoas a desenvolverem um novo olhar e se tornarem  “Autores da própria história”

 

Quais são os aprendizados que podemos levar de 2020?

Acredito que tudo que acontece no Universo existe uma intenção positiva, que é contribuir com o nosso processo de crescimento, desenvolvimento e evolução com ser humano. Na bíblia existem mais de 360 passagens que de alguma forma nos ensina que devemos agradecer tudo o que nos acontece “a tudo daí graças”. Quando nos comportamos dessa forma estamos abertos para aceitar e receber os ensinamentos de cada momento, é assim que a evolução acontece. Precisamos perceber e acreditar que a  adversidade é um terreno fértil para o crescimento humano. E acredito que foi isso que essa pandemia veio nos ensinar, a pensar diferente, adquirir novos hábitos, rever valores que estavam se perdendo como a família, espiritualidade e, inclusive a nossa própria humanidade. Penso que o maior aprendizado que precisamos levar é que o ser humano precisa estar centro da vida. A vida humana é sagrada e todas as vezes que ela deixa de ser o centro, o universo se move de alguma forma para que  ela volte ao centro.

Sabemos que a pandemia ainda não acabou, bem como os impactos na economia e saúde. Como começar 2021 de forma positiva e otimista?

Primeiramente penso que essa pandemia só vai acabar quando ela cumprir a sua missão, que é construir uma mentalidade mais sistêmica, sair da mentalidade do eu, para mentalidade do nós e  todos nós, ou seja, talvez ela represente o inconsciente coletivo de todos nós. E se ela é a nossa consciência coletiva, significa que cabe a nós, a cada um de nós, assumir a nossa responsabilidade de fazer diferente, de aprender , evoluir e sermos pessoas melhores em 2021. O otimismo e positividade é fruto de uma mentalidade coletiva responsável. O que torna você uma pessoa positiva e otimista é o seu estado interno, de acreditar que você pode sim fazer a diferença, assumindo com responsabilidade seus pais e acreditando que você é fundamental no sistema onde está inserido. Gandhi já dizia “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Acredito que é assim que eu e você podemos começar 2021 de forma positiva e otimista. Acreditando que você é a única pessoa que pode levar a mudança até você. Não espere a mudança acontecer seja você a mudança.

Como manter a saúde mental diante de todos os desafios vividos nesse ano?

Segundo estudos da Psicologia Positiva o quociente de positividade é determinante não só para saúde mental, como também para saúde física. Isso significa que  precisamos construir um estado de equilíbrio emocional, e a proporção ideal é: para cada emoção/sentimento negativo, eu preciso de 3 emoções/sentimentos positivos. Isso significa que para manter a nossa saúde mental você precisa cultivar as emoções positiva, ou seja, alimentar a sua mente/alma de coisas positivas, ser portador de boas notícias, cultivar relacionamentos positivos, acessar memorias positivas, se divertir… enfim, emoções positivas geram saúde,  vida e felicidade, enquanto que, as emoções negativas são fontes de doenças, de morte e infelicidade. Meu convite para você é: seja um semeador da vida!

Qual foi o impacto da pandemia nos relacionamentos?

Penso que o impacto foi muito positivo. Claro que existe várias percepções e aqui eu peço a sua permissão para compartilhar a minha percepção. A maior distancia que existe quando se trata de relacionamento é a do afeto. É afeto gera uma conexão de alma, isso é relacionamento. Nós vivemos duas situações contraditórias nessa pandemia, uma o distanciamento físico que aguçou essa necessidade de afeto, fortalecendo os laços afetivos; e a outra foi o tempo maior de convivência, que precisou de um tempo de adaptação como qualquer experiência nova, talvez no início foi até esquisito, mais com o passar dos dias as relações foram sendo fortalecidas pelo afeto, e a vida foi ganhando espaço nas relações.   Talvez você esteja pensando e o que explica as separações, que também, foi uma realidade! Eu acredito que essas relações já não existiam mais, esse tempo de convivência maior serviu para materializar uma decisão que estava sendo negligenciada.

Ainda há tempo de transformar as marcas  deixadas em 2020 em recursos para construir um 2021 próspero?

O tempo é agora! O tempo presente é o único tempo que existe. O passado são memorias, o futuro uma ilusão e o tempo presente é o tempo que você tem para ressignificar  o que passou em 2020 e projetar 2021. É importante saber que você não pode mudar o que aconteceu, mas você pode mudar o seu olhar, a sua percepção sobre o que passou, buscando aprendizado, crescimento e evolução. Quando isso acontece você dá um novo sentido para as suas marcas/dores, e as transforma em recursos para construir um futuro melhor, que começa agora.

Quais os segredos de uma vida próspera?

Nos enganamos quando pensamos que prosperidade está relacionada a grandes fortunas, coisas materiais como verdadeiros palacetes, conta bancária abundante… A prosperidade é muito mais do que isso. É um estado interno que te faz sentir merecedor de tudo isso, é uma mentalidade positiva que gera equilíbrio emocional, que te faz sentir bem sucedido, realizado e pleno. Esse é o estado ideal para você construir uma vida Prospera e Abundante. A Prosperidade não está no TER e sim no SER!

O segredo é você desenvolver a capacidade, a habilidade de dar e receber. Isso mesmo, você precisa gerar um equilíbrio no seu sistema entre dar e receber. É isso que vai desenvolver em você um estado interno de prosperidade, uma mentalidade positiva que gera equilíbrio emocional, que te faz sentir bem sucedido, realizado, pleno… um estado ideal de SER para construir e ter uma vida prospera e abundante.

Como transformar problemas em oportunidades?

Antes de tudo você precisa mudar a sua mentalidade. Mudar a sua mentalidade significa acreditar que todo problema só existe, porque antes já existia a solução. Frente a essa percepção, você passa a olhar na solução que está no problema, e onde você foca a sua mente expande. O seu foco passa a ser na solução e com isso você cresce, se desenvolve, evolui, e talvez, você compreenda que não “existe problema” e sim oportunidade em tudo, que o Universo é abundante. Desafio você a viver essa experiência e verá que a vida é abundante.

7 atitudes para um 2021 próspero

  • Construir relacionamentos positivos
  • Ser grato
  • Perdoar
  • Praticar a gentileza
  • Ser otimista
  • Ser comprometido
  • Viver a espiritualidade

“A PROSPERIDADE CAMINHA PELAS EMOÇÕES EQUILIBRADAS, BEM RESOLVIDAS. SE A RAIVA, O RANCOR, A INVEJA, A INGRATIDÃO, A AUTOSSABOTAGEM PREDOMINAM ELES TE LIMITARAM E IMPEDIRAM A PROSPERIDADE DE ACONTECER NA SUA VIDA.  MANTER-SE GRATO EMANA A ABUNDÂNCIA DE FORMA CRESCENTE E PROMOVE MAIS PROSPERIDADE EM SUA VIDA” Cláudia Fonseca – Master Coach

Cláudia Fonseca: @cfmastercoach

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here