Falando sobre esquadrias

0
495

Por Marcelo Guedes

Que tipo de porta ou janela eu posso usar em minha casa?

Quando estamos construindo essa dúvida sempre surge a respeito da qualidade e tipo de material, por isso, relacionei algumas dicas e informações sobre as esquadrias

As esquadrias podem ser de madeira, de alumínio ou PVC. Quanto à madeira já estamos mais familiarizados, mas você conhece as características das esquadrias de PVC e alumínio?

Como muitos amigos e clientes me perguntam, vou mostrar os pontos positivos e negativos que podem te ajudar na escolha.

As esquadrias de PVC são mais modernas e vem ganhando espaço no mercado, pois exigem pouca manutenção. Sua estrutura é composta por cloreto de polivinil (PVC), material rígido e resistente a impactos, com perfis de aço em seu interior que garantem grande estabilidade dimensional e resistência a deformação. Uma grande vantagem é que podem ser feitas sob medidas ou compradas prontas com as mais diversas cores e até mesmo com acabamento que imita madeira, uma grande vantagem hoje em dia, que deixa sua casa mais sustentável.  Possui excelente desempenho térmico e acústico, são leves e apresentam alta qualidade, resistência e durabilidade, porem são mais sensíveis ao sol e o uso de PVC de má qualidade pode ressecar ou amarelar, por isso esteja atento na hora de escolher.

Já as esquadrias de alumínio possuem grande vantagem devido a relação de custo e benefício. Seu preço se assemelha muito ao das esquadrias em PVC e sua estrutura consiste em peças unidas por linguetas e parafusos, entre outros produtos. Possuem um ótimo acabamento, oferecem muitas opções de desenhos e podem ser confeccionadas sob medida, garantindo mais aproveitamento dos espaços.  São esquadrias moldáveis a qualquer tamanho e resistente ao tempo, além de serem leves. Em alguns casos pode-se ter vidros duplos pra garantir o isolamento acústico. São extremamente fortes, não deformam,  além de serem fáceis de limpar. Os acabamentos mais comuns para esse tipo de esquadria são a anodização, em tons de prata, bronze e cinza, e as finalizadas com pintura eletrostática em cores variadas que garante sua qualidade.

Hoje no mercado temos muitos modelos e tipos de fornecedores variados. Conte sempre com a ajuda de um profissional para lhe auxiliar nessa escolha!

Um forte abraço e sucesso a todos.

Marcelo Guedes

Marcelo Guedes é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes. Foi presidente da AEASJC – Associação de Engenheiros e Arquitetos de SJCampos e diretor do IAP (Instituto de Aprimoramento Profissional) da Aconvap – Associação das Construtoras do Vale do Paraíba e foi professor da Unip.

Também integra o projeto Caminhos da Arquitetura e já fez parte da Câmara Técnica do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo e Gerente do Crea/SP.

Atualmente é Professor Universitário da Universidade Anhanguera e do Senac.

Trabalha com Projetos de Arquitetura e Projeto de Interiores, especializado em Luminotecnica e Planejamento e Gerenciamento de Projetos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here