Falta de manutenção impede uso do único parque inclusivo de São José

0
1203

Pais de crianças com deficiência pedem atenção da Prefeitura

Em 2016, pais de crianças com deficiência comemoraram a implantação de uma área especial com brinquedos inclusivos no Parque Santos Dumont, em São José dos Campos.

No local foram instalados brinquedos adaptados, como balanço para acomodar cadeira de rodas, escorregador para o adulto ir com a criança e tanque de areia. Foi construída uma pista de caminhada com estímulo sensorial. Rampa de treino de marcha, semelhante aos utilizados pelas clínicas de fisioterapia, além de um painel interativo para atender crianças com deficiência visual.

O problema é que, apenas 1 ano após a inauguração, as más condições do parque não permitem que as crianças utilizem os brinquedos.  “A inauguração dos brinquedos adaptados no parque Santos Dumont foi um sonho realizado para nós mães de crianças com deficiência. Precisamos com urgência placas para conscientizar outras famílias sobre o uso correto dos brinquedos. E também contar com uma manutenção preventiva de qualidade. Ver como ele está hoje degradado, é um desrespeito a essas crianças e suas famílias. Pais de crianças com deficiências já não saem de casa para terem lazer público pois sabem da falta de acessibilidade. Por isso esse parque não é somente uma diversão mais sim uma inclusão social e psíquica para toda a família” relatou Claudia Martimiano Moreira, Coordenadora de esporte do Projeto Viva a Inclusão

Luis Vicente Calasans é pai da Laura e também se queixa das condições dos brinquedos. “É nosso único parque inclusivo, ele está muito mal conservado, não há nenhuma sinalização, não há nenhuma orientação e muito menos manutenção! Fui lá recentemente com minha filha (cadeirante) por que tem um balanço que posso entrar com a cadeira de rodas, mas o dispositivo que trava a porta da cadeira de rodas estava travado com arames! É um grande descaso com as crianças portadoras de deficiência”!

Sobre o caso, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Manutenção da Cidade informou que será realizada uma vistoria para identificar os serviços de manutenção e as melhorias necessárias no balanço para crianças portadoras de necessidades especiais do Parque Santos Dumont. Também será estudada a instalação de placa de orientação no local para impedir que o brinquedo seja utilizado indevidamente.

Arquivo: crianças se divertem no parque na inauguração (dezembro de 2016)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here