Febre amarela: moradores do Beira Rio e Bairrinho (Urbanova) são vacinados em casa

0
1108
Menina recebe dose da vacina durante a ação volante na comunidade Pinheirinho do bairro Urbanova - Foto: Charles de Moura/PMSJC

A vacinação contra a febre amarela entrou na programação das famílias do Urbanova neste domingo (28). A corrida aos postos de saúde ocorreu em função da confirmação da morte de um macaco por febre amarela em Jacareí, em uma região próxima ao condomínio Paratehy.

Além da campanha nas Unidades Básicas de Saúde, foi realizada vacinação de porta em porta nas comunidades Pinheirinho (Bairrinho) e Beira Rio, no Urbanova. No Pinheirinho foram vacinadas 139 pessoas e no Beira Rio 48.

As unidades básicas de saúde de todas as regiões da cidade ficaram abertas das 8h às 17h no domingo. Foram vacinadas 26.666 pessoas, sendo que 25.753 receberam a dose fracionada e 913 a dose padrão.

Balanço: Em quatro dias de vacinação contra a febre amarela em São José dos Campos, 109.571 pessoas já foram imunizadas pela Prefeitura.

O município recebeu um estoque de 509 mil doses do Governo do Estado, responsável pela distribuição. A campanha prossegue até o dia 17 de fevereiro. Nesta semana, as UBS estarão abertas para vacinar a população das 7h às 17h. No sábado (3), o atendimento começa às 8h e vai até as 17h.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, carteira de vacinação ou cartão SUS.

Quem pode receber a vacina

Nem todas as pessoas poderão receber a vacina, como crianças com menos de 9 meses, gestantes, mulheres amamentando bebês com até 6 meses, imunodeprimidos – como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de lúpus e artrite reumatoide, por exemplo) –, transplantados, pessoas que apresentam condições clínicas especiais e não foram avaliadas pelo médico, pessoas com história de reação alérgica grave a ovo. Em caso de dúvida, é importante consultar um médico.

A Prefeitura orienta as pessoas que não podem se vacinar a usarem repelente e evitarem áreas de mata.

Dias e horários da campanha

– 29 de janeiro a 2 de fevereiro (segunda a sexta-feira) – 7h às 17h

– 3 de fevereiro (sábado) – 8h às 17h

– 5 a 9 de fevereiro (segunda a sexta-feira) – 7h às 17h

– 15 e 16 de fevereiro (quinta e sexta-feira) – 7h às 17h

– 17 de fevereiro (sábado) – 8h às 17h

Mais informações

www.sjc.sp.gov.br/febre

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here