Gente que faz a diferença!

0
169

Moradores do Portal da Serra começaram há 18 anos um projeto de arborização e há 5 meses constituíram a Comissão de Meio Ambiente com ações concretas, de extrema importância para o bairro.

Essa é uma daquelas notícias que merecem ser compartilhadas para inspirar outras comunidades e condomínios. Muitas pessoas procuram o Urbanova para morar em função da proximidade com a natureza, ar puro e belezas naturais, mas quando falamos em cuidados e ações práticas de preservação ainda há muito a avançar.

O Residencial Portal da Serra, um dos mais tradicionais do Urbanova, realiza desde 2002 uma importante ação de cidadania e contribuição com o meio ambiente. Em 2019 formaram a Comissão de Meio Ambiente formada por moradores do residencial com o objetivo de fazer com que as pessoas conheçam história do local e contribuam com os cuidados. Ações de plantio, educação ambiental e, perfis nas redes sociais para divulgar as ações fazem parte do plano de ação da comissão.

A área degradada com solo em erosão, se transformou em uma “florestinha” com nascente, árvores nativas, frutíferas e animais silvestres.

O condomínio possuí Áreas de Preservação Permanente (APP) devido a presença de nascentes no local. A área era atingida com frequência por queimadas e descarte de entulhos e lixos colocando em risco o solo e, consequentemente, as nascentes. Com essas preocupações em mente, em 2002 foi iniciado o plantio de mudas no local e com esse projeto de arborização, os perigos que colocavam a área em risco não existem mais. As espécies plantadas no local são todas nativas da região, incluindo diversas árvores frutíferas e, por isso criaram um ambiente ideal para a manutenção da nascente e a atração de inúmeros pássaros e outras espécies que não se via a tempos. “Já plantamos mais de 1200 árvores de 160 espécies diferentes. É uma ação coletiva, com envolvimento de diversas pessoas. Mesmo sendo uma área pública, temos nossa parcela de responsabilidade no cuidado. Não podemos atribuir toda a responsabilidade à Administração Pública”, explicou o casal Inês Variani e Lourival Carbinatti.

Um outro objetivo importante desse projeto é tornar o local um berçário de sementes para seja possível distribuir mudas para o reflorestamento de outras áreas da cidade.

Além da preservação desse importante ecossistema, a Comissão também tem projetos relacionados a educação ambiental e sustentabilidade. “Acreditamos que a conscientização dos moradores sobre assuntos relacionados a preservação ambiental, é importante para criar um elo entre as pessoas e o projeto, fazendo que todos participem ativamente do projeto e entendam os problemas relacionados com a degradação da área”, comentou Maíra Maftoum Costa, coordenadora da Comissão de Meio Ambiente.

Como resultado de tudo isso, um passeio no condomínio Portal da Serra rende momentos de contemplação das belezas naturais de plantas e animais, com direito a degustação de frutas e ar puro.

Esperamos que condomínios possam se inspirar e criar suas próprias comissões para que haja a troca de conhecimento relacionada a preservação ambiental. Os residenciais unidos se fortaleceriam, permitindo a apresentação de pautas importantes para o bairro junto ao poder público”, comentou Veruska Waller Galvão Fernandes, presidente da Associação dos Proprietários do Residencial Portal da Serra.

A responsável pela Comunicação e Educação Ambiental da comissão, Elenice Dueñas divulga as ações facebook e instagram: MeioAmbientePortal. Acompanhe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here