Memória Revista Urbanova

0
1326

NOSSO BAIRRO

Especial: Memória Revista Urbanova

 

Nesta edição especial em comemoração aos 7 anos da Revista Urbanova, escolhemos uma reportagem publicada no Jornal Urbanova para relembrar.  É sobre a história da principal avenida do bairro: a Shishima Hifumi

 

Você sabe quem foi Shishima Hifumi?

(Edição 02 Jornal Urbanova- Novembro de 2010)

Transitamos diariamente pela Shishima Hifumi. Com 3.600 metros de extensão, é a principal avenida do bairro. É nela que encontramos os principais pontos de comércio e maior movimentação de carros e pessoas. A correria do dia-a-dia não nos deixa pensar sobre o motivo deste nome. Afinal, quem foi Shishima Hifumi?
Foi um banqueiro e empresário. Nunca esteve no Brasil, mas teve papel importante na história de São José dos Campos e do Urbanova. Nasceu em 1881, na cidade japonesa de Fukuoka e foi lá que fundou o banco Fukuoka Mutual Bank, o maior banco privado do Japão. Este banco e a Obayashi Gumi S.A., umas das principais construtoras do Japão, são os idealizadores do Projeto Urbanova.
No final de 1973, as empresas japonesas adquiriam uma área com mais de 12.000 m2 localizada no bairro do Jaguari e Pinheiros, a oeste do limite da zona urbana de São José dos Campos conhecida como Fazenda Jaguariúna, de propriedade da Mantiqueira S.A. e da Agropecuária e Fazenda São José S.A. (ambas do grupo Tecelagem Paraíba).
Shishima Hifumi trouxe para São José dos Campos um novo conceito de arquitetura e planejamento urbano. O tempo de dedicação ao novo bairro foi pequeno, pois ele faleceu dois anos após a compra da área, mas o andamento das obras ficou por conta do filho, Tsukasa Shishima.
Em 27 de março de 1990, por meio de um decreto, o ex-prefeito de São José dos Campos Joaquim Bevilacqua homenageou Shishima Hifumi e deu nome a avenida que antes se chamava C0, C1 e C2. A homenagem aconteceu em função da dedicação dos japoneses na edificação do Urbanova e uma forma de relembrar a memória de um cidadão que, embora não fosse de nacionalidade brasileira, contribuiu de forma significativa para o progresso da cidade.
Outra homenagem: A praça da rotatória principal do Urbanova tem o nome de Fukuoka, a cidade de origem de Shishima Hifumi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here