Home office: ambiente planejado pode fazer a diferença em seu desempenho profissional

0
269

Por Marcelo Guedes

Trabalhar em casa é cada vez mais comum. Hoje vou falar sobre a importância de ter um local reservado para esse fim, com todo o conforto e funcionalidades necessárias para um bom desempenho profissional!

O trabalho em casa possibilita mais flexibilidade na agenda, mas também pode ser um problema quando não se determina regras. A tendência é extrapolar horários dedicados ao trabalho, sem falar na postura inadequada que pode causar lesões.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Prevenção às LER/Dort, associação sem fins lucrativos que mantém o Programa Nacional de Prevenção às LER/Dort, essas patologias são a segunda causa mais freqüente de afastamento de pessoas nos locais de trabalho. Mas, em casa isso também deve ser pensado com atenção.

Sentar é uma posição antifisiológica que provoca grande pressão no disco intervertebral. “Quando estamos sentados, a pressão é 50% maior do que quando estamos em pé. Por isso ninguém consegue permanecer muito tempo sentado na mesma posição sem se incomodar.

A principal qualidade de uma boa cadeira é ser apropriada à atividade que a pessoa fará no dia-a-dia. As cadeiras de escritório para funções que exigem o uso constante do computador devem ser invariavelmente estofadas. Quanto maior a densidade da espuma, maior será a durabilidade do móvel; as laminadas, por sua vez, têm vida útil curta e não resistem ao uso diário por mais de um ano.

A espuma ideal tem densidade entre 45 e 65, dependendo da qualidade do material, do design, da largura e da espessura do assento e do encosto.

Pense na estrutura do ambiente, invista em uma boa cadeira, uma mesa que atenda sua necessidade, armários. Home Office não é sinônimo de trabalhar no sofá ou na cama com o notebook. Ficar à vontade não é tudo, também precisamos garantir que nossa casa possa nos oferecer um local onde possamos manter nosso foco sem comprometer nossa saúde e aí que entra toda ergonomia necessária. Fique atento e acima de tudo, saber escolher o melhor local, o mais ventilado, mais iluminado, livre de ruídos. Procure contratar um arquiteto ou design de interiores para te ajudar nisso e fique atento a esses detalhes, afinal a sua produtividade pode depender muito do seu espaço onde vive.

Um abraço e até a próxima…

Marcelo Guedes é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes.  Integra o projeto Caminhos da Arquitetura. Atualmente é Professor Universitário da Universidade Anhanguera,  Senac e FAAP. Trabalha com Projetos de Arquitetura e Projeto de Interiores, especializado em Luminotecnica e Planejamento e Gerenciamento de Projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here