Integrando ambientes de uma casa com planejamento e harmonia

0
582
Arquitetura-Urbanova

Por Marcelo Guedes 

A palavra da vez agora é integrar espaços, unir pessoas, sempre com muita preocupação em cada detalhe. Numa casa é sempre uma boa opção para quem não tem muito espaço e quer otimizar o que tem e ampliar o local. A integração de ambientes hoje é muito mais do que derrubar paredes entre cômodos, é uma ação que exige planejamento e harmonia. É possível ter resultados incríveis em poucos metros quadrados, mas também nas casas maiores, o tamanho não impede que esse tipo de mudança estrutural seja feita, porém, é necessário saber o que deseja.

Para aquelas pessoas que amam receber visitas em casa, integrar os ambientes garante que várias atividades possam ser feitas sem precisar que as visitas fiquem se deslocando dentro da casa, de um espaço para o outro. Hoje, além do cômodo em si, existem diversos móveis multiusos que fazem com que a conjugação seja uma opção viável. Importante respeitar o olhar de quem está no ambiente.

Temos as combinações mais comuns, como entre salas e cozinhas ou cozinhas e áreas de serviço, há diversas possibilidades para a criação de um novo cômodo a partir da união entre diferentes áreas da casa. Importante dar atenção especial às particularidades de cada cômodo, pois, espaços integrados precisam ter personalidade.

Sala e cozinha são dois cômodos que formam uma das melhores combinações de ambientes integrados. Uma das maneiras de ser feita é demolindo a parede que os divide, criando uma área única. O uso de uma ilha entre os dois ambientes, que servirá de base para o cooktop e bancada de apoio é uma ótima opção, principalmente para quem gosta de receber os amigos, enquanto prepara as refeições. Outra solução é removendo apenas meia parede, criando um balcão que possa servir também, como apoio ou ter uma mesa unindo os espaços, assim torna o ambiente único.

Fazer a integração da sala com a área externa, também é uma boa solução para quem gosta do contato com a natureza. Ao optar por grandes portas e janelas na parede que separa a sala do jardim, por exemplo, temos a possibilidade de uma abertura completa ou parcial. Utilizar portas de vidro espaçosas também é uma boa dica, uma vez que integra os ambientes, porém, se precisar de privacidade pode ser resolvido com belas persianas ou cortinas, deixando o ambiente leve e elegante.

Esse assunto é bem amplo, em breve daremos mais dicas de como integrar espaços, por isso fique atento às suas necessidades. O mundo é além de nossos olhos. O importante é saber escolher um bom profissional para ajudar na melhor solução.

Marcelo Guedes é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes.  Integra o projeto Caminhos da Arquitetura. Atualmente é Professor Universitário da Universidade Anhanguera,  Senac e FAAP. Trabalha com Projetos de Arquitetura e Projeto de Interiores, especializado em Luminotecnica e Planejamento e Gerenciamento de Projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here