Lançamento do livro “Olhar de Cão” acontece nesta quinta (13)

0
1524

No próximo dia 13 de setembro, quinta-feira, acontece o lançamento do livro Olhar de Cão, do escritor Francisco José Ramires, ilustrado pela publicitária Bruna Prado, na livraria Literacia, em São José dos Campos, das 18 às 22 horas.

O autor é sociólogo e vive em São José dos Campos, onde é professor universitário, e tem outros dois livros publicados, A morada e outros contos e João Cabral de Melo Neto: engenharia literária.

Olhar de cão, o terceiro livro de Francisco, é uma obra que descreve a relação entre uma família e seu bicho de estimação, que testemunha os fatos do dia a dia, os quais ganham outra dimensão na visão do narrador canino sempre atento. A leitura é leve, e traz doses da vida cotidiana misturadas com porções de afeição, amor, compaixão, humor e fidelidade, para ser saboreada por todos.

Quem convive com animais de estimação certamente já se pegou imaginando sobre o que eles estariam pensando, pois o escritor também pensou nisso, e foi além, construiu um texto delicioso sobre como o seu cão pensava e analisava a vida.

A narração é delicada e sutil, porque o cão Floco ora tem o olhar que consola e dá suporte, ora julga, faz ironias e coloca pitadas de humor, ressaltando que “a vida é simples” e também que “um cão é modesto por natureza”(Floco, 2018).

O livro foi prefaciado pela também escritora e poetisa Andrea de Barros, que com um texto convidativo destaca a leveza da obra “a escrita de Francisco é extremamente generosa. Ela não só dá voz a dores, angústias, pequenas alegrias, ínfimos prazeres que nós na dimensão humana, dificilmente compartilhamos”. Andrea também destaca que as observações do mundo feitas por Floco tratam de nossa condição humana, nossa consciência sobre nossa vida “ao lado da sabedoria mansa, sagrada, suprema de qualquer animal”.

“Para que serve um livro sem figuras nem diálogos? perguntou-se Alice, entediada, pouco antes de decidir seguir o Coelho Branco até o País das Maravilhas”, escreveu Lewis Carroll. Entendendo que o texto de Olhar de cão ganharia mais vida se conseguisse traduzir a leveza em imagens, Francisco convidou uma ex-aluna do curso de Propaganda e Marketing da Unip, para ilustrar a obra. O casamento entre as observações do Floco e sua visão do mundo, da vida e de seus donos com os traços de Bruna Prado foi perfeito. As ilustrações conversam com o texto, complementando-o.

Lançamento do Livro Olhar de Cão, de Francisco José Ramires, com lustrações de Bruna Prado.

Dia: 13/09/2018, quinta-feira

Horário: Das 18h às 22h

Local: Livraria Literacia

Rua República do Líbano, 291, São José dos Campos

Durante o evento haverá apresentação do músico Edy Lins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here