Mais transparência na decoração

0
306

 

Por Marcelo Guedes

O vidro possui um importante papel na decoração por ser um dos elementos mais versáteis que existem, principalmente nos dias de hoje.

O vidro contribui de várias maneiras, seja na iluminação promovendo leveza por ser um produto moderno e funcional e principalmente criando composição com vários outros elementos.

No projeto de uma casa, o vidro permite a passagem da luz do sol iluminando o ambiente, criando espaços mais alegres e cheios de vida e também regula a temperatura dos ambientes oferecendo mais conforto térmico. Além disso, a transparência deixa ambientes mais leves e faz você economizar na  conta de energia, o que já é um grande ganho nos dias de hoje.

As paredes com “fechamento de vidro” criam a transparência necessária que buscamos, transportando a paisagem externa pra dentro de casa através da vista um belo jardim ou de uma área de lazer, integrando o ambiente interno ao externo, dando mais amplitude.

O vidro também pode ser utilizado como delimitador de ambientes, quer seja em espaços íntimos como banheiros ou divisórias em forma de vidro sem a necessidade de construir uma parede, separando os espaços ou tornando uma visão mais ampla gerando ótimos resultados.

O vidro torna ambientes mais sofisticados em peças de decoração como estantes, aparadores, esculturas, luminárias, vasos, mesas de jantar, pois, tornam os espaços mais elegantes e criam uma atmosfera íntima e com identidade própria sendo um material nobre, de fácil manutenção e que compõe facilmente em qualquer decoração.

Nas salas de jantar, o vidro nas mesas cria a sensação de amplitude e proporciona efeitos de iluminação tornando espaços maiores com muita elegância e sofisticação.

Importante buscar assessoria de um profissional para identificar o uso correto do vidro em cada ambiente, seja pela segurança, manutenção ou estética.

Vidros temperados são mais resistentes ao choque  são considerados os mais seguros, existem também os vidros específicos pra fachadas como os vidros laminados que reduzem a entrada de calor e minimizam o barulho externo.

O importante é que o vidro pode compor com vários outros elementos tornando os espaços mais discretos, sendo um produto funcional que se adapta a diferentes ambientes e situações.

Agora é só escolher qual vidro você vai querer pra sua casa e boa sorte!

Se precisar envie e-mail pra mim. Estou à disposição.

Um abraço e até a próxima…

Marcelo Guedes

Contato: marceloguede@gmail.com

Marcelo Guedes é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes. Foi presidente da AEASJC – Associação de Engenheiros e Arquitetos de SJCampos e diretor do IAP (Instituto de Aprimoramento Profissional) da Aconvap – Associação das Construtoras do Vale do Paraíba e foi professor da Unip.

Também integra o projeto Caminhos da Arquitetura e já fez parte da Câmara Técnica do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo e Gerente do Crea/SP.

Atualmente é Professor Universitário da Universidade Anhanguera,  Senac e FAAP São José dos Campos. 

Trabalha com Projetos de Arquitetura e Projeto de Interiores, especializado em Luminotecnica e Planejamento e Gerenciamento de Projetos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here