Marketing Digital para pequenas empresas

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Por Rafaella Teixeira

Não são apenas as grandes empresas que podem usar o marketing digital: pequenos empresários também podem se valer das vantagens dessas estratégias para aumentar o seu sucesso online. Aliás, usar o marketing digital nas pequenas empresas é um passo essencial hoje em dia para sobreviver no mercado!

Se você quer que a sua empresa cresça, o marketing no ambiente online é uma ótima solução por trazer benefícios como o poder de mensuração dos resultados, o engajamento com os clientes, a concorrência com grandes organizações, a autoridade da marca, entre outros.

Quando falamos em Marketing Digital, precisamos entender que existem diferentes estratégias para desenvolvê-lo. Embora cada uma tenha a sua técnica, todas elas possuem um único propósito: aumentar os resultados da marca no ambiente online. Os caminhos mais comuns são:

  • Site
  • Blog
  • E-mail marketing
  • Redes Sociais
  • Anúncios online
  • Otimização para buscadores (SEO)

Todos eles são importantes para desenvolver um bom Marketing Digital e, agora que você já sabe quais os caminhos você pode seguir para alavancar o seu negócio, confira algumas dicas poderosas que podem ser implementadas por você ainda nesta semana:

1 – Crie conteúdo relevante

Talvez você nunca tenha se atentado a isso, mas a internet é movida a conteúdo! Se não existissem pessoas e empresas dispostas a criarem conteúdo de qualidade, o que nos levaria a passar horas pesquisando no Google ou rolando a timeline do Facebook?

Quando você cria conteúdo de qualidade que interessa ao seu público-alvo, automaticamente aumenta o engajamento do seu negócio. Você já não é mais aquela marca que só quer vender o tempo inteiro… Você está ali para ajudar as pessoas!

Ok, mas criar conteúdo sobre o quê? A resposta, na verdade, é bem simples: crie conteúdo sobre as dúvidas dos seus clientes. As possibilidades são diversas. E o melhor: a mesma lógica serve para uma padaria, uma loja de pesca, uma livraria…

2 – Esteja onde o seu público está

Se você quer usar a internet para atrair mais clientes, você precisa saber onde esses clientes estão. Se o seu público-alvo não é fã de vídeos, por que você investiria tempo e recursos publicando dezenas de vídeos no Youtube? Se os seus clientes não estão no Instagram, por que você quer ter uma conta lá?

Não existe “a melhor rede social”, o que existe são redes sociais em que o seu cliente está e aquelas onde ele não está. Pense nisso para tornar as suas estratégias muito mais eficientes.

3 – Faça anúncios

No marketing digital você direciona seus anúncios somente para aquelas pessoas que tenham características interessantes para o seu negócio. Naturalmente, isso aumenta muito as suas chances de conversão.

Com os “links patrocinados” você pode fazer anúncios online em diferentes plataformas para chegar até as pessoas que se interessam pelos produtos que a sua empresa disponibiliza na internet. Muito interessante, não é mesmo?

Dica 4 – Analise suas métricas

Depois de criar seus conteúdos, estar presente nas mesmas plataformas que os clientes e anunciar, chegamos à etapa final: analisar os resultados!

Quantas vendas vieram dos posts no Facebook?

Quantos clientes o blog me trouxe?

Qual é a participação do Instagram nas vendas do negócio este mês?

Tudo isso nós conseguiremos responder utilizando ferramentas simples e gratuitas como o Google Analytics.

Essa é a mágica do marketing digital: ele nos traz métricas exatas e confiáveis para entendermos o que funcionou e o que precisará ser mudado. Se precisar de uma mãozinha, entre em contato e vamos conversar. Estamos aqui para te ajudar!

Rafaella Teixeira é jornalista e produtora de conteúdo especializada em Criação em Multimeios. É Diretora de Redação na Puppio RP, agência de comunicação para pequenos e médios negócios.

 

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