Marketing Digital: Pare de falar somente sobre seus produtos em suas redes sociais!

0
614

Por Fabiana Pupio – @fabipupio

Você pode se perguntar: Como assim? Eu criei minhas redes sociais para divulgar minha empresa, para vender meus produtos e serviços.

Tudo bem. Eu entendo e, obviamente, você deve “vender seu peixe” em suas redes sociais, mas é importante que você saiba que existem muitas maneiras de fazer isso e, a exposição massiva de seu produto pode te fazer perder likes, seguidores e, o mais importante – clientes!

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais usadas no inbound marketing que é o conjunto de estratégias de marketing voltadas à captação do público de maneira não invasiva.

Você precisa focar nas necessidades do seu público. Seus seguidores estão em busca de informações. Eles querem esclarecer dúvidas, aprender algo e se divertir – os memes e posts com frases engraçadas fazem muito sucesso quando usados no timing e medida certa. “Uma história emocionante de sucesso de uma pessoa que conseguiu se superar é conteúdo. Um case de um produto é conteúdo. Um comparativo é conteúdo. Tudo o que se faz, e tudo o que ajuda as pessoas a entenderem o que a marca faz, é conteúdo“, exemplifica Ricardo Rez no livro Marketing de Conteúdo: A moeda do século XXI.

As redes sociais de sua empresa são excelentes canais de relacionamento, portanto vale a pena dedicar um tempo para avaliar como sua marca se posiciona em cada rede social: Você tem conta em todas? Faz sentido para estar em todas? Atualiza com frequência? Você produz conteúdos personalizados ou apenas replica os posts em todos os canais? É super importante avaliar tudo isso. Saiba que cada rede tem sua linguagem e objetivo.

Se você deseja iniciar um bom trabalho de marketing de conteúdo é importante que você siga três etapas: planejamento, execução e mensuração. Não adianta você postar uma vez a cada três meses, ou postar e não avaliar como foi a reação do público, alcance, engajamento.

Uma boa dica para começar é: use o que você já tem. Avalie os posts de sua empresa. Você conhece seu público, sabe quais são suas maiores dores, necessidades. Você sabe que tipo de informação é relevante para ele, então comece por ai: levante possíveis assuntos a serem abordados e comece seu planejamento!

Crie um calendário, defina um dia da semana para cada tipo de publicação e crie uma rotina de posts.

Aproveite o potencial de sua equipe, as competências e talentos de sua empresa. A publicação de artigos, posts informativos, compartilhamento de notícias sobre seu segmento, tendências, vídeos com dicas geram autoridade no assunto e criam uma boa reputação de sua marca.

Isso tudo vale para os veículos offline também: aqui na Revista Urbanova trabalhamos muito com o publieditorial. Por meio dele, as marcas divulgam seus produtos e serviços por meio da informação. Você pode seguir a mesma linha na tv, por exemplo – ao invés de veicular um comercial, você pode ter um quadro em um programa e dar dicas sobre sua área, ensinar as pessoas a fazer algo e esclarecer dúvidas.

Reputação + credibilidade + autoridade = LUCRO!

Pense nisso!

Fabiana Pupio é jornalista, especialista em Jornalismo Científico e pós-graduanda em Marketing Digital. É coordenadora de jornalismo da TV UNIVAP e  idealizadora da Revista Urbanova, que há quase 8 anos circula mensalmente no Urbanova e região oeste de São José dos Campos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here