Memorial Kanebo do Brasil será inaugurado neste sábado (13) no Shopping Jardim Oriente

0
3330

No dia 13 de abril, o Shopping Jardim Oriente,  do Grupo Shibata irá inaugurar o Memorial Kanebo que resgata a história da Fiação e Tecelagem Kanebo do Brasil, empresa do setor têxtil fundada em 1956 e que atuou na cidade até 2009, quando as operações foram centralizadas em Guaxupé – MG.

A atividade principal em São José dos Campos era a produção de fios de algodão e de poliéster/algodão, mas a fábrica já produziu também fios de seda e de viscose. Esses fios têxteis serviam de matéria-prima para as principais malharias e tecelagens do País, sendo aplicados nos diversos produtos, tais como camisetas, uniformes e vestuários em geral, tecidos para cama/mesa/banho e decoração, gaze, forro de napa, forro de bola e abrasivos.

Os visitantes do Memorial poderão ver um pouco dos materiais em processo, o produto final (bobina de fio) e produtos confeccionados pelos clientes. Nas unidades localizadas em outras cidades, havia também usinas de beneficiamento de algodão, tinturaria e tecelagem.

Em mais de 50 anos de operação no município, a Kanebo do Brasil teve uma trajetória de grandes conquistas e progresso. Na implantação da fábrica, técnicos vieram do Japão para treinamento de funcionários e montagem das máquinas importadas do Japão, consideradas modernas à época. Em 1965, tornou-se a empresa pioneira na exportação de fio de algodão, com volume anual de 822 toneladas, tendo como destino de exportação os Estados Unidos, Canadá e Europa. Em 1973, tornou-se a maior exportadora de fio de algodão no País, com volume de 3.303 toneladas, e manteve-se na posição por mais de uma década, aumentando constantemente o volume de exportação. Em 1984, foi avaliada pela Revista Exame como a melhor empresa do setor têxtil. A empresa destacava-se também nos esportes, especialmente na modalidade de beisebol, tendo conquistado o Campeonato Brasileiro de Beisebol em 1958. Posteriormente, muitos jogadores da Kanebo do Brasil foram escalados para a seleção brasileira de beisebol.

A oportunidade de trabalhar na empresa de origem japonesa atraiu ao município muitos imigrantes japoneses que viviam em outras regiões, o que contribuiu para o crescimento dos bairros no entorno da fábrica, a exemplo do bairro Jardim Oriente, onde as ruas têm nome de províncias japonesas. No auge, a empresa, que começou operando com 190 funcionários, chegou a contar com aproximadamente 1.300 funcionários somente na planta de São José dos Campos.

A Kanebo do Brasil era filial do Grupo Kanebo, sediado no Japão, mas desvinculou-se do grupo em 2005 e mudou seu nome para KDB Fiação, sendo administrada por uma holding norte-americana. Após realizar investimentos para modernização, consolidou-se entre os líderes do setor têxtil brasileiro.

Em 2009, as atividades produtivas em São José dos Campos foram encerradas, em uma medida estratégica de reorganização estrutural. As máquinas e instalações foram transferidas para a unidade de Guaxupé. Em 2011, a empresa foi nacionalizada e tornou-se empresa de capital 100% brasileiro. Em 2014, o nome da empresa mudou para Textilnova Fiação. A empresa continua em atividade em Guaxupé.

NOVA FASE

A propriedade onde a fábrica operou por mais de cinco décadas foi adquirida pelo Grupo Shibata, que manteve grande parte da estrutura arquitetônica original para a construção do hipermercado e do Shopping Jardim Oriente, contribuindo assim para a preservação da memória da indústria têxtil.

O Memorial Kanebo do Brasil foi idealizado pelo Grupo Shibata como forma de agradecimento e homenagem aos dirigentes e funcionários da empresa.

“Esperamos que as novas gerações também possam conhecer a história notável desta empresa, que cumpriu um papel relevante no desenvolvimento econômico e social da cidade e do País e que conquistou grande reputação no mercado, com o esforço de muitas pessoas. Estamos muito satisfeitos em empreender novos negócios nesta cidade, continuar a gerar emprego e contribuir para o desenvolvimento da região. Agradecemos em especial ao Sr. Sohachiro Takahashi, ex-CEO da KDB, que acreditou no nosso empreendimento e apoiou a sua viabilização.” –  disse João Shibata, um dos administradores do Grupo Shibata

O Memorial é de caráter temporário e itinerante para ser apresentado ao público em diferentes espaços e ocasiões dentro do shopping.

Serviço:

Memorial Kanebo do Brasil

Abertura ao público: 13/04/2019, no horário comercial

Funcionamento: Segunda a Sábado das 8h às 22h / Domingos e Feriados das 8h às 20h

Local: Shopping Jardim Oriente – Rua Andorra, 500, Jd. América, São José dos Campos – SP.  www.shoppingjardimoriente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here