O chame dos pergolados

0
1007

Por Marcelo Guedes

Pergolado é uma espécie de galeria, uma área destinada a contemplação, para passear, também chamada de pergola ou pérgula. Geralmente é utilizado como abrigo, em jardins, feito de duas séries de colunas paralelas e que serve de suporte para as plantas, em geral da família das trepadeiras.

Pode ser feito de madeira, ferro ou bambu, são estruturas leves que valorizam áreas externas e incrementam o jardim.

Na construção civil servem para áreas externas de residências como varandas, hall de entrada, fachadas, corredores, ambientes próximos de churrasqueiras e piscinas. Também existem pergolados de concreto que são mais resistentes.

Apesar de ser uma cobertura, o pergolado tem vigas espaçadas, porém, os seus efeitos permitem que torne um ambiente rico e translucido. Além de ser um apoio, o pergolado também ajuda na proteção e iluminação natural ao meio ambiente, tornando um espaço de descanso muito aconchegante e bastante convidativo.

E você, já experimentou contemplar a paisagem num pergolado? Que tal imaginar no seu próximo projeto um pergolado e ter mais qualidade de vida?

Um abraço e até a próxima!

Marcelo Guedes é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes.  Integra o projeto Caminhos da Arquitetura. Atualmente é Professor Universitário da Universidade Anhanguera,  Senac e FAAP. Trabalha com Projetos de Arquitetura e Projeto de Interiores, especializado em Luminotecnica e Planejamento e Gerenciamento de Projetos. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here