O papel da escuta na comunicação

0

Por Cláudia Del Corto

Uma boa comunicação é fundamental para o estabelecimento saudável das relações. Cada vez mais fica evidente que para desenvolver o diálogo é preciso que o que nos é comunicado, seja recebido via escuta ativa, aguçada e acolhedora.   Mais do que saber o que falar, a grande chave mestra é saber escutar. Aliás, só falarei bem se souber escutar!

No dia a dia, quando o outro te comunicar algo, você consegue estar atento ao que é dito ou já está pensando na resposta a ser dada? Ou atento ao relógio para não se atrasar para o próximo compromisso e pensando nos próximos afazeres?

Escutar é uma arte que se aprende com exemplos de quem nos escuta, que se aprende no exercício diário de ser escutado e também de ser convidado a escutar.  Os adultos têm um papel muito importante nesse sentido. Mas infelizmente temos negligenciando a função de bons escutadores!

Pensar no que vamos falar só faz sentido diante do que escutamos. Como bem nos diz Rubem Alves, muito mais que escolas de oratória precisamos de espaços de escuta.

Hoje parece que todos querem falar, mas poucos querem escutar. E com isso vamos criando barreiras de percepção para nossas necessidades e também para as necessidades das pessoas a nossa volta. Vamos forjando personalidades centradas em si mesmas, cheias de argumentos e vazias na convivência e implicação com os demais. Fica estabelecido a lei do cada um por si. Mas que tal mudarmos essa lógica?

Escutar começa em casa por meio da tentativa de alcançar e compreender além do verbal. Estar inteiro na conversa, atento de fato ao que nos é dito. Uma escuta atenta para o que o outro não falou, mas foi percebido na sua expressão, do que foi dito, mas não corresponde ao expresso entre tantas outras manifestações que se fazem presentes no ato da fala.

Acredito que diante da escuta podemos edificar pontes para novos cenários relacionais e aí sim, nossa fala agregará a nós e ao outro. Nos conectará verdadeiramente para tecer narrativas que ensinem sobre falar por meio do aprendizado da escuta.

Cláudia Del Corto mora e tem um espaço de atendimento em psicopedagogia e psicanálise no Urbanova

(12) 99139-3609

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui