Organização Social propõe criação colaborativa de “Biblioteca Global de Soluções”

0
557
Shutterstock

A proposta do “Instituto Regeneração Global” é organizar e disponibilizar pela internet informações e dados para contato direto com iniciativas sustentáveis

Fundada em São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo, o Instituto Regeneração Global (IRG) é uma organização social regulamentada e tem como principal proposta a formação de uma “biblioteca global de soluções”, para organização de todas as iniciativas que contribuem para o equilíbrio do planeta e sociedade. O portal, disponível em 14 línguas, também oferece calendário de eventos e a sessão “radar global ao vivo”, com links para acompanhamento da atividade humana e ambiental do planeta em tempo real.

Em 4 (quatro) meses de atuação, já estão disponíveis mais de 250 soluções de todas as partes do mundo e a meta do Instituto é chegar a 1000 soluções até o fim do primeiro trimestre de 2019. Para facilitar a busca e organização de tantas propostas, o IRG propõe divisão em 8 (oito) áreas essenciais, com 3 (três) subáreas cada uma, totalizando 24 categorias. “Assim como acontece em uma biblioteca, onde se organiza os livros em ‘romance’, ‘ficcção”, etc, a proposta é oferecer um portal de navegação agradável, com categorias fáceis de entender”, afirma Fabiano Porto, que exerce a função de Presidente do Instituto.

As iniciativas são organizadas da seguinte forma:
? Energia (Produção – Transmissão – Armazenamento)
? Alimentação (Agricultura – Compostagem – Conservação)
? Água (Tratamento – Estocagem – Extração)
? Moradia (Arquitetura – Construção – Materiais)
? Transporte (Coletivo – Individual – Cargas)
⛑ Medicina (Prevenção – Diagnóstico – Tratamento)
? Consciência (Autoconhecimento – Virtudes e Valores – Compreensão do Mundo)
? Sistema (Sociedade – Educação – Meio Ambiente)

Regeneracao-Global

Todas as iniciativas são inseridas de forma colaborativa no portal www.regeneracaoglobal.com, e são apresentada em página exclusiva com nome, email, telefone para contato, site, links de mídias sociais, descritivo em texto, fotos, vídeos e localização no mapa. Qualquer pessoa pode colaborar seguindo um passo-a-passo simplificado e não é necessário ser o responsável direto pela iniciativa. “Muitas soluções foram cadastradas a partir de conteúdos e notícias da internet. Nos canais oficiais como site e mídias sociais, é possível encontrar as informações necessárias para o cadastramento da solução no Portal”, explica Fabiano Porto.

Com comunicação baseada nos meios digitais, por meio da atuação em mídias sociais, reuniões online periódicas e conexões via WhatsApp, o Instituto Regeneração Global conta também com estúdio para gravação de vídeos e entrevistas sobre inovação e as iniciativas cadastradas no portal RegeneracooGlobal.com.

Toda a organização do trabalho é baseada no voluntariado e as atividades do instituto são mantidas com campanhas de financiamento colaborativo entre os “Cofundadores”, atualmente composto por 33 profissionais multidisciplinares. “Nos próximos meses iremos lançar várias iniciativas para a sustentabilidade financeira do Instituto, incluindo organização de eventos e iniciativas educacionais baseadas no EAD (ensino a distância)”, ressalta Porto.

Além dos Cofundadores, a comunidade de pessoas envolvidas direta ou indiretamente com as atividades do IRG, é atualmente composto por cerca de 250 pessoas conectadas pelo WhatsApp, cerca de 10.000 conectadas pelos canais de mídias sociais. Além de profissionais e movimentos de 8 países já cientes do trabalho e compartilhando em sua comunidade local.

Todas as pessoas interessadas em atuar de forma mais ativa podem responder a um formulário de apresentação e escolher a frente de trabalho que deseja iniciar.

CONTEÚDOS ÚTEIS:
1) Link para o Portal: www.regeneracaoglobal.com
2) Vídeo oficial de apresentação (1min11seg): bit.ly/videoIRG
3) Vídeo de apresentação do portal no estúdio IRG: bit.ly/videoIRG-estudio
4) Formulário para novos voluntários: bit.ly/novosIRG

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here