Paisagismo: mais vida em sua casa

0
494

Por Marcelo Guedes

As plantas ajudam a tornar sua casa mais bonita e proporcionam mais vitalidade aos espaços, com benefícios relaxantes e ambientes purificados.
Hoje em dia, todo mundo se encanta com as plantas! Saiba que ter um jardim em casa pode ser mais simples do que se imagina.
Algumas plantas exigem mais cuidado e uma maior manutenção, outras porém contribuem para tornar o ambiente mais agradável e mais interessante de maneira simples.
Algumas plantas tem formas mais delicadas, outras tem formas mais marcantes. Independente do gosto, saber qual tipo de planta escolher para o seu estilo de vida, pra quem vai utilizar e quem tem tempo pra se dedicar são fatores muito importantes pra definir na escolha correta.
Na chegada em casa é agradável ter uma planta.Os vasos podem ser grandes, médios ou pequenos, de modelos rústicos, de concreto, de barro, sintéticos ou o modelo mais adequado. Só temos que tomar cuidado com plantas que pedem luz natural ou mesmo aquelas que vivem nas áreas de sombras sem exigir grandes cuidados.
Nas salas de estar ou jantar escolha modelos que se destacam como orquídeas, gardênias, azaleias, jasmim, alfazema, crisântemos, violetas ou de outro tipo que te agrade mais! Essas plantas também podem ficar em banheiros ou salas de banho com boa iluminação.
Nas cozinhas temos as ervas aromáticas que além do sabor, tem cheiros agradáveis como manjericão, salsa, hortelã, cebolinhas ou outros tipos similares. Cada um num vaso  pequeno de barro fica muito bonito e útil próximo da janela. Ter uma horta doméstica em casa é mais simples do que se imagina. Quem não gosta de adicionar uma erva natural ao tempero da sua comida né?
Nos quartos e salas de tevê temos as plantas que purificam o ar como as gerberas com todo seu colorido, o lírio da paz, os clorofitos, as espadas de São Jorge.
Para os mais ousados temos os jardins verticais , hoje uma joia que você pode ter na sua casa para contemplar, admirar e sentir que o mundo pode ser mais sustentável sim, só depende de nós. Saber contratar um bom profissional pra executar é o mais indicado sempre.
Quer seja uma palmeira bambu, bromélias, zamioculcas, as suculentas tão em alta hoje em dia nos mini jardins assim como os mini cactos, os singonios, filodendros, clorofitos, entre outros . De uma coisa temos certeza: é muito positiva a influência das plantas na nossa vida onde as pessoas são mais felizes. Todos nós podemos cultivar o hábito de se ter plantas em casa, pois, podemos escolher qual tipo mais nos agrada e não só pela decoração, as plantas purificam o ambiente e trazem mais energia pra nossa vida. E aí qual planta você vai escolher? Escreva pra mim,  conte sua história ou mande uma pergunta! Vamos tornar o mundo melhor. 
Um abraço e até a próxima…

Contato: marceloguede@gmail.com

Marcelo Guedes é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes. Foi presidente da AEASJC – Associação de Engenheiros e Arquitetos de SJCampos e diretor do IAP (Instituto de Aprimoramento Profissional) da Aconvap – Associação das Construtoras do Vale do Paraíba e foi professor da Unip.

Também integra o projeto Caminhos da Arquitetura e já fez parte da Câmara Técnica do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo e Gerente do Crea/SP.

Atualmente é Professor Universitário da Universidade Anhanguera e do Senac.

Trabalha com Projetos de Arquitetura e Projeto de Interiores, especializado em Luminotecnica e Planejamento e Gerenciamento de Projetos. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here