Parque Ribeirão Vermelho aberto à população!

0
3333

Sete meses após o previsto, o parque, enfim, abriu os portões.

O dia 11 de fevereiro ficará marcado na história do Urbanova. O bairro conta agora com um centro de lazer – o Parque Ribeirão Vermelho. O parque oferece infraestrutura para prática esportiva e cultural. Com mais de 250 mil metros quadrados e cerca de 120 mil metros quadrados de área nativa o parque tem quadras poliesportivas, quadras de tênis, teatro a céu aberto, pista de skate, caminhada, ciclovia, três academias ao ar livre, playground, quiosques e em, breve uma lanchonete.

“O Parque é um presente para São Jose dos Campos, especialmente para os moradores do Urbanova. Importante e necessário que os moradores do bairro, os joseenses e a prefeitura se apropriem de um lugar tão maravilhoso para mantê-lo vivo, organizado, limpo e desfrutável”, disse a moradora Regina Sant’Anna.

O projeto do Parque Ribeirão Vermelho foi lançado em 2011, mas só saiu do papel em 2015 quando a licitação foi realizada e teve sua ordem de serviço assinada pelo, então prefeito, Carlinhos Almeida. A previsão para conclusão da obra era agosto de 2016. Em junho do ano passado, a prefeitura inaugurou a primeira fase do parque (quadras e parquinho), porém no início deste ano o prefeito Felício Ramuth suspendeu as atividades até que a empresa responsável pela obra entregasse oficialmente o parque à prefeitura.

Sem árvores: São frequentes as reclamações da ausência de árvores no Parque. Os moradores estão se mobilizando para reivindicar a arborização do centro de lazer. “Será realizada uma vistoria pela área técnica ambiental para avaliar a composição arbórea do local e, com base nessa avaliação será verificada a possibilidade de plantio.  Essa vistoria deve acontecer ainda neste mês”, informou a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.

Investimento: O Parque Ribeirão Vermelho fez de um programa de investimentos firmado com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), com destinação específica para cada área proposta, como é o caso da implantação dos parques.

Além disso, a instalação de um parque público no Urbanova é parte de uma diretriz do Plano Diretor da cidade e atende a necessidade de conservação ambiental para o local onde foi implantado. O custo da obra foi de R$ 11.899.824,60

Funcionamento e acesso: desde o dia 13, os frequentadores passaram a ser atendidos pelos professores nas academias ar livre das 7h às 10h e das 17h às 20h.

O parque fica aberto das 7h às 20h de segunda a sexta-feira e, aos sábados das 8 às 17h. São dois portões de acesso: área sul pela avenida Maria de Lourdes Friggi (continuação da Possidônio Freitas) e área norte pela avenida Fernando Sabino (ao lado do condomínio Paratehy).

A prefeitura se comprometeu a colocar reforço da Guarda Municipal para cuidar da segurança.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here