PEV do Urbanova já está em funcionamento

0
35

No dia 10 de junho foi inaugurado no Urbanova o Posto de Entrega Voluntária de Resíduos, o PEVEssa é a terceira unidade no modelo Eco-PEV e a 15ª do município a oferecer serviço gratuito à população de descarte de resíduos e materiais. 

Com área total de 2.200 m², o PEV fica na avenida Dr. Dilson Lara, 80, próximo ao Residencial Montserrat e Villarreal e atenderá os moradores da região do Urbanova e bairros próximos. Esse é um ganho muito grande, principalmente para a população da região oeste, uma vez que não havia nenhuma unidade aqui na região. O bairro Urbanova tem muita construção, muitas reformas, são condomínios fechados, então demandava de um PEV mais próximo, informou o Secretário de Manutenção da CidadeRicardo Minoru. 

O PEV era um pedido antigo da população do bairro e, em 2017 foi formalizado pelo vereador Rogério Cyborg (solicitação 3109/2017). “Infelizmente algumas pessoas ainda descartam os lixos em locais errados. Agora o PEV está aí e a população precisa cuidar e usar o PEV, que foi feito com dinheiro público como um investimento importante para a nossa região”, comentou o vereador.  

A construção contempla soluções ambientais adotadas nos Eco-PEVs do distrito de São Francisco Xavier e do Jardim Santa Luzia, na região sudeste. Entre elas, paredes de solo-cimento, sistemas de captação de água de chuva, telhado em material reciclado e tratamento sustentável de águas residuais. A unidade também terá outras novidades como passeio de concreto permeável, jardim de chuva (sistema de microdrenagem de águas pluviais)pomar de espécies nativas e espaço para atividades de educação ambiental. O PEV aqui é um é uma prestação de serviço para a comunidade. Porque todo mundo tem um material a descartar, um sofá velho, tem aquelas duas ou três latas de resíduos da construção civil para destinar, lâmpada, óleo então são todos os materiais que são recepcionados aqui no PEV. Além de ser uma área com inovações de um modelo construtivo. Todos podem vir conhecer, temos mais de 12 itens pra pessoa conhecer o que é uma construção verde e sustentável”, disse o Secretário de Planejamento, Marcelo Manara.  

Segundo a Prefeitura, no primeiro quadrimestre do ano, 58 mil munícipes utilizaram os serviços gratuitos dos 14 PEVs de São José dos Campos. Foram descartadas 22 mil toneladas de entulho de construção civil, vidro, madeira, restos de poda e ferro entre outros resíduos. Também foram recebidos 33 mil materiais inservíveis como lâmpadas, pilhas, baterias, móveis e pneus. 

O advogado Marcelo Galvão foi o primeiro munícipe a utilizar o PEV do Urbanova. “A região ganhou demais com a construção desse PEV, porque existe uma conscientização muito grande aqui. Eu já utilizava o PEV em São José e fiquei satisfeito em ver que agora temos um aqui, bem perto.” 

Foi uma boa conquista. Ficou maravilhoso, bem montado com ótima estruturaTodo mundo deveria prestigiar e conhecer”disse Celso Ribeiro, morador do Urbanova 

O que pode ser descartado 

  • Entulho de construção, reforma ou demolição (tábuas, tijolos, telhas, fiações, tubulações, pisos e materiais de acabamento);  
  • Móveis e equipamentos domésticos (sofás, cadeiras, geladeiras, armários); eletrônicos, pilhas e baterias; lâmpadas fluorescentes inteiras (até 4 unidades) 
  • Sobras de podas de jardim; pneus (até 4 unidades) 
  • Óleo de cozinha usado.  

O munícipe pode levar até 1m³ de entulho e restos de poda. A quantidade equivale ao volume de um porta-malas de carro de passeio ou caçamba de um veículo utilitário. 

A gestão operacional é feita pela Valle Ambiental, que, após vencer licitação, ficou responsável pelo recebimento, armazenamento temporário, triagem, transporte, processamento e destinação ambientalmente correta dos materiais. Uma preocupação demonstrada pela população foi quanto ao acúmulo de entulho no local, e o trabalho da Valle é exatamente esse, cuidar para que a destinação seja feita o mais breve possível 

PEV URBANOVA 

Endereço: Avenida Dr. Dilson Lara, 80 

Funcionamento: De segunda a sábado das 8h às 17h e, aos domingos e feriados, das 8h às 12h.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here