O planejamento estratégico de seu negócio na era digital

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Por Alexandre Puppio

Em todos os setores da economia observa-se o crescimento da concorrência e a apropriação de novas mídias e tecnologias, visando a efetividade da Comunicação para seus públicos.

O volume de ferramentas hoje disponíveis no mercado, porém, não é isoladamente o responsável pelo sucesso da comunicação de um negócio. Sem o conhecimento prévio da função, operação e diferentes usos de cada ferramenta, o que se vê é apenas um emaranhado de mensagens, dentre as mais de cinco mil mensagens publicitárias que recebemos todos os dias.

Além disso, nossos olhos aprenderam a desviar da propaganda, enquanto o comércio se globalizou e as lojas de nosso bairro passaram a competir – muitas vezes sem se dar conta, com e-commerces da China.

A relevância de um Planejamento Estratégico de Comunicação é muito clara diante deste cenário, e a elaboração deste plano, independentemente dos meios, é uma lei para as empresas.

Por isso, todo e qualquer trabalho de comunicação realizado deve ser pautado por um bom planejamento, considerando que este processo possa oferecer, por meio de pesquisas e análises, um mapa claro das ações que serão desenvolvidas para iniciar ou manter um relacionamento saudável com o público.

Mas alguns clientes ainda me perguntam o que mudou com o surgimento das novas tecnologias. A resposta é o fator “beta”, que pôs de lado um planejamento estratégico estático e forçou as empresas e agências a considerarem o processo como uma dinâmica viva, que possa ser alterada sempre que necessário, de acordo com as reações de consumidores que hoje usam blogs, sites de avaliação, aplicativos e redes sociais.

Portanto, de pequenas empresas aos gigantes globais: as mídias digitais tornaram-se canais de extrema relevância e devem ser considerados e analisados cuidadamente em todas as etapas do Planejamento Estratégico de Comunicação. E você, já começou o planejamento do seu negócio para o próximo ano?

Alexandre Puppio é Relações Públicas e tudo mais o que isso implica. É diretor da Puppio RP, agência de comunicação criativa, especializada em produção e gestão de conteúdo em redes sociais voltada para pequenos e médios negócios.

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