Prefeitura fará reuniões e audiência sobre o novo transporte público

0
48

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, irá realizar uma série de 10 reuniões públicas e uma audiência pública para apresentar à população a minuta do edital para a futura concessão do transporte público do município, prevista para entrar em operação no primeiro semestre de 2021, quando se encerram os atuais contratos. (veja o calendário abaixo).

Considerando a crise epidêmica e para garantir a mais ampla participação popular, os encontros também serão transmitidos online na página oficial da Prefeitura no Facebook, sendo permitida a participação presencial de até 30 pessoas. A reserva para acompanhamento presencial deverá ser realizada através do e-mail transp@sjc.sp.gov.br, sendo respeitada a ordem de solicitação.

Também poderão ser apresentadas manifestações e sugestões, por escrito, relativos ao assunto discutido, devendo ser entregues diretamente na Secretaria de Mobilidade Urbana, até às 18h, ou pelo e-mail transp@sjc.sp.gov.br, até às 23h, do dia da audiência pública.

Histórico

Atualmente, o transporte público de São José é operado por três empresas, por meio do Consórcio 123 e os três lotes de concessão irão se encerrar em fevereiro de 2021. Por conta do encerramento dos contratos, a Prefeitura iniciou os trâmites para construção do novo modelo de transporte público para o município, passando pela realização de audiências públicas e uma série de oficinas para que a população participe da criação desse novo modelo.

A Prefeitura criou ainda um hotsite exclusivo sobre o assunto, onde a população pode obter informações sobre o projeto do novo transporte público, dados do atual serviço, pesquisas, enviar sugestões, entre outros.

O objetivo da Prefeitura é oferecer um ambiente seguro juridicamente, econômico e transparente no transporte público, tendo como uma das diretrizes a integração entre todos os modais disponíveis à população.

Estudo da FGV

A Prefeitura e a FGV (Fundação Getúlio Vargas) firmaram em janeiro de 2019 um contrato para a realização de estudos, análise, acompanhamento e reformulação do atual sistema do transporte coletivo da cidade, com o objetivo de preparar a nova concessão do transporte público.

Calendário

Reuniões Públicas
Data: 18 de maio de 2020
Local: Casa do Idoso Leste, R. Cidade De Washington, 164 – Vista Verde

Data: 19 de maio de 2020
Local: Casa do Idoso Centro, R. Euclídes Miragaia, 508 – Centro

Data: 20 de maio de 2020
Local: Fundhas, R. João Rodolfo Castelli, 96 – Putim

Data: 21 de maio de 2020
Local: Casa Do Idoso Sul, Av. Andrômeda, 2601 – Bosque Dos Eucaliptos

Data: 22 de maio de 2020
Local: Casa do Idoso Norte, R. Carlos Belmiro Dos Santos, 99 – Santana

Serão realizadas duas reuniões em cada local, sendo a primeira às 15h e a segunda às 18h.

Audiência Pública
Data: 27 de maio de 2020
Horário: 18h
Local: Centro da Juventude, R. Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América

Foto: Lucas Cabral/PMSJC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here