Projetando a identidade

0
892

Por Arq. Marcelo Guedes

O primeiro passo quando começamos a planejar e desenvolver um projeto é identificar e entender a necessidade do cliente. Assim como cada um tem suas preferências no estilo de roupa e de vida, na arquitetura também precisamos pensar nessa identidade.

No caso de projetar uma casa, é preciso pensar no estilo, tamanho,  ambientes, a quantidade dos dormitórios, a distribuição dos espaços, os acabamentos e principalmente no referencial do sol. Isso mesmo, o sol faz uma grande diferença em uma casa, no ambiente em geral.

Se puder aproveitar o máximo de luz natural nos ambientes será perfeito para a qualidade de vida de uma casa, das pessoas.

Os tipos de materiais utilizados também são muito importantes para a qualidade de vida da casa e, consequentemente dos moradores.

Entretanto, sempre contrate a experiência de um arquiteto, pois, além de agregar conhecimentos através de um profissional especializado, não corre o risco de fazer mudanças desnecessárias ao longo da execução gerando custos a mais e o mais importante: ARQUITETO possui conhecimentos diversos sobre novas tecnologias, novas soluções, conhecimento sobre legislação necessária na aprovação e execução de uma obra, possui entendimento sobre conforto ambiental e vai viver a obra junto, durante e depois de pronta.

Tudo começa com o projeto arquitetônico e, após longas reuniões e estudos define-se a funcionalidade, espaços otimizados, formas, tamanhos, tipos de uso e acabamentos, escolha de materiais diversos, entre outros assuntos.

Parece simples, mas não é, pois, costumo dizer que ” construir uma casa é como realizar um sonho de vida: tem que se pensar em tudo e ir aos poucos se materializando”. 

Nas reuniões serão muitos assuntos a serem abordados desde a parte burocrática, a parte técnica, segurança, conforto ambiental, referências ate chegar “nos finalmentes”.

Depois do projeto de arquitetura definido, seguem os aspectos estruturais, elétricos, hidrossanitarios, climatização, interiores e paisagismo. Portanto, é necessária a contratação de uma equipe ao longo da obra com suas respectivas atribuições.

Assim como uma cirurgia envolve o medico cirurgião e equipe de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares, uma obra é a mesma coisa. É importante saber que existem muitos assuntos pertinentes à obra com uma equipe multidisciplinar necessária.

Por isso que digo que uma construção de uma obra começa com um sonho e são muitos detalhes importantes para que se pense com carinho e os resultados sejam de sucesso na finalização.

Ter um arquiteto frente a um projeto é, acima de tudo, agregar muitos conhecimentos ao longo de uma vida. Também existe o engenheiro pra assegurar a segurança e estabilidade de uma obra e o designer de interiores pra se ter mais detalhes de decoração e acabamentos no final da obra. Ainda gera muitas dúvidas o papel de cada profissional, mas no fundo todas as funções estão interligadas.

Um projeto de arquitetura sempre será feito por um arquiteto, o engenheiro civil contribui no cálculo estrutural com soluções técnicas e o designer ajuda nos acabamentos e pesquisa tendências, mas nunca deve mexer no estrutural.

Cada um a sua maneira pode tornar o projeto mais completo e cheio de soluções certas pra cada situação.

No final o sucesso é o trabalho em conjunto, portanto, vamos projetar um mundo melhor, contribuindo pra qualidade de vida de todos. Um abraço e até a próxima.

Contato: marceloguede@gmail.com

Marcelo Guedes é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes. Foi presidente da AEASJC – Associação de Engenheiros e Arquitetos de SJCampos e diretor do IAP (Instituto de Aprimoramento Profissional) da Aconvap – Associação das Construtoras do Vale do Paraíba e foi professor da Unip.

Também integra o projeto Caminhos da Arquitetura e já fez parte da Câmara Técnica do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo e Gerente do Crea/SP.

Atualmente é Professor Universitário da Universidade Anhanguera e do Senac.

Trabalha com Projetos de Arquitetura e Projeto de Interiores, especializado em Luminotecnica e Planejamento e Gerenciamento de Projetos. 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here