Qual bancada você prefere?

0
643

Por Marcelo Guedes

Como é difícil escolher a bancada que iremos usar em nossa casa! Não é para menos, o mercado oferece uma grande variedade de modelos que podem ser utilizados no banheiro, cozinha, lavado. Vou te ajudar!

Você pode optar por bancadas tradicionais, de pedras naturais como mármores e granitos. Eles podem ser com desenhos discretos ou mais ousados. Atente-se ao local onde será utilizado por conta da resistência. O mármore tem aparência mais homogênea, é uma pedra mais nobre e menos resistente a impactos. Se o que você busca é resistência a impactos e altas temperaturas, pode optar pelo granito mais escuro que parece liso, como o preto absoluto, semi absoluto e o São Gabriel. Pode-se considerar também pedras como ardósia, pedra sabão e calcários – essas costumam ser mais porosas e podem adquirir manchas ao longo do tempo!

Gosta de uma pegada mais ecológicas e sustentável? Então saiba que existem bancadas produzidas por materiais recicláveis de nomes estranhos. São elas: corian, marmoglass technistone. Por seu processo industrial, acabam sendo mais resistentes, porém tem seus valores bem diferenciados, assim como o silestone que são feitos a partir de pedras naturais e aditivos sintéticos que possui um aspecto liso e homogêneo, inclusive tem a possibilidade de se esculpir cubas em uma única peça disfarçando as emendas e tendo grande versatilidade de formas, texturas. Essa dica é para você que gosta de deixar fluir a imaginação nos projetos!

As bancadas de inox continuam sendo bem utilizadas pelas pessoas com seu visual moderno de material mais resistente e mais higiênico, hoje com mais formatos e modelos variados. Ficam bem modernas imitando um aspecto industrial.

Já as bancadas de madeira estão ganhando espaços nos projetos e chegam com suas formas e modelos interessantes, porém, é necessário pensar em um tratamento com aplicação de resinas ou produtos pra garantir a sua resistência, principalmente em locais com muito contato com água. Não tenha medo! Se você gosta desse modelo, busque um bom produto de limpeza e seja feliz!

As bancadas de vidro são lindas, não são? Seu uso está crescendo bastante. Também deixo a dica da manutenção, pois elas podem ficar com marcas de uso. Na cozinha, a espessura tem que ser grande para resistir aos impactos!

O vidro é muito versátil e traz uma sensação agradável no seu uso, seja pela leveza ou pela forma.

As bancadas de cimento ou concreto hoje em dia também são utilizadas e, quando aplicadas acabamento de proteção, tornam os ambientes sofisticados com seu visual impactante e diferenciado e chegam a ser interessante para os mais modernos, tornando uma decoração mais urbana.

Existem ainda as bancadas de porcelanatos que estão sendo muito utilizadas atualmente pela sua variedade de cores e aspectos mais lisos, tornando ambientes mais personalizados.

O importante é que cada caso é único e o gosto de cada um é bem particular, só temos que ver qual modelo mais nos agrada e principalmente qual investimento queremos fazer, pois, atualmente o mercado dispõe de vários modelos e tipos, por isso saber que uso vamos dar é o que irá garantir a sua durabilidade e satisfação. Afinal uma bancada é pra vida toda não é mesmo?

Boa sorte a todos e sempre procure um profissional para te ajudar na escolha, o resultado será sempre assertivo!

E viva a arquitetura!!! Viva 2017 e que venha 2018!

Boas festas, um abraço e até a próxima!

Contato: marceloguede@gmail.com

Marcelo Guedes é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes. Foi presidente da AEASJC – Associação de Engenheiros e Arquitetos de SJCampos e diretor do IAP (Instituto de Aprimoramento Profissional) da Aconvap – Associação das Construtoras do Vale do Paraíba e foi professor da Unip.

Também integra o projeto Caminhos da Arquitetura e já fez parte da Câmara Técnica do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo e Gerente do Crea/SP.

Atualmente é Professor Universitário da Universidade Anhanguera e do Senac.

Trabalha com Projetos de Arquitetura e Projeto de Interiores, especializado em Luminotecnica e Planejamento e Gerenciamento de Projetos. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here