São José amplia sistema de bikes compartilhadas a partir deste sábado (1)

0
338
Bike-Sanja

A partir do próximo sábado (1º), São José dos Campos recebe uma segunda empresa para operar o sistema de bicicletas públicas. Com 200 bicicletas e a possibilidade de comprar créditos também em dinheiro, a Yellow chega a cidade oferecendo mais uma opção aos deslocamentos diários da população e lazer para quem gosta de pedalar.
O início da operação da Yellow está marcada para às 10h, no Largo São Benedito, no centro da cidade, e contará com a presença de autoridades. Além da exposição das bikes, a ocasião ainda vai contar com monitores para orientar os usuários.
A chegada da nova empresa amplia não só o número de bicicletas, mas a área de abrangência onde o modal poderá ser utilizado. Com a Yellow, os usuários poderão retirar a bicicleta na região central, Parque da Cidade, na região norte, imediações do Jardim Esplanada e seguir até o Jardim Aquarius, na região oeste. Lembrando que ao destravar a bike, é possível pedalar por outras regiões, porém a entrega deve ser feita dentro da área determinada. Todas essas informações poderão ser encontradas no aplicativo.
Assim como funciona atualmente com a Serttel (Samba), a Yellow também vai operar em sistema de dockless (sem estação para retirada e devolução). Com duas operadoras na cidade, os usuários deverão ficar atentos à identificação (nome) nas bicicletas. Para utilizar as bikes da Serttel, o usuário deverá utilizar o app “Mobilicidade”. No caso da Yellow, o app traz o nome da própria empresa. Ambos estão disponíveis tanto para Android quanto para IOS.

Como utilizar as bikes da Yellow
Baixe o aplicativo da Yellow disponível para Android e IOS
No mapa do app, encontre uma bicicleta Yellow na cidade
Coloque créditos de R$ 5, 10, 20 ou 40 reais no dinheiro ou no cartão de crédito. O valor cobrado para utilizar a bike será de R$ 1 a cada 15 minutos
Com o aplicativo, leia o código de barras QR na parte de trás da bike Yellow: o cadeado inteligente abrirá automaticamente
Ao terminar seu percurso pela ciclofaixa, ciclovia ou pelas ruas da cidade, estacione em qualquer lugar onde seja permitido o estacionamento de veículos e não atrapalhe o fluxo, e tranque o cadeado manualmente.

Pagamento em dinheiro
A Yellow vai permitir o pagamento das corridas com cartão de crédito e dinheiro. Os créditos para uso das bicicletas poderão ser comprados em dinheiro em bancas de jornal e lojas, entre outros estabelecimentos parceiros espalhados pela cidade, como lanchonetes, que vão receber o valor em espécie e transferir, na hora, o montante para o app do usuário, como já acontece com as recargas de celular.
Os locais onde os créditos poderão ser adquiridos em dinheiro serão informados no app. Cada estabelecimento será identificado com o adesivo da operadora.

Referência em tecnologias para mobilidade

São José dos Campos é a primeira cidade do Estado de São Paulo, além da capital, a contar com um sistema de bicicletas públicas em modelo dockless. Pelo formato de regulação e pioneirismo em iniciativas tecnológicas para facilitar o dia a dia e oferecer novas opções às pessoas, a cidade foi escolhida para a expansão das atividades da Yellow, que até então atuava na cidade de São Paulo. “São José dos Campos tem um plano regulatório para o sistema de bike sharing muito estruturado e moderno, o que foi decisivo para conseguirmos viabilizar a operação da Yellow na cidade. O compromisso do município com a inovação também foi importante, assim como a facilidade de relacionamento entre a Yellow e os órgãos competentes”, disse Eduardo Musa, CEO e co-fundador da Yellow.

BikeSanja
O sistema de bicicletas compartilhadas integra o programa BikeSanja que, contempla ainda a ampliação e a conexão da malha cicloviária, assim como campanhas educativas para uso consciente e seguro do modal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here