Saúde e Movimento: Temperatura caindo, e o treinamento?

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Por Elisa Prits

Basta baixar alguns graus a temperatura que as academias e grupos de treinos já ficam mais vazios.

Este clima de outono já nos deixa menos ativos, mas o corpo não pode parar. Elegi algumas dicas para você manter seu condicionamento em dia também nesta época:

  1. Treinar em dias frios pode ser bem valioso para quem se preocupa em aumentar o gasto calórico. Como a temperatura ambiente está mais baixa, o corpo tem de se aquecer mais ainda para manter-se na homeostase e a única maneira de fazer isso é gastar mais calorias;
  2. Por ser uma fase que a maioria das pessoas não frequentam a academia fervorosamente (infelizmente), você pode aproveitar e ter uma certa exclusividade com os instrutores, já que o atendimento será para poucas pessoas, sinta-se privilegiado e desfrute de uma atenção extra;
  3. Muita gente se queixa que os dias frios e cinzentos são desanimadores depressivos. Para espantar esse desânimo o exercício pode ser o melhor remédio! Nada como uma dose de endorfina, a qualquer hora do dia, para colocar os ânimos lá no teto!
  4. No calor suor torna-se incômodo, já que é excessivo e aumentado devido às altas temperaturas. Aproveite que no frio esse incômodo será menor, uma vez que suamos menos;
  5. Se gosta de atividades na água não pare agora! Apenas atente-se ao momento de saída da piscina. Usar roupões e toalhas nas costas até chegar no vestiário. A maior parte dos resfriados e mal-estares se dá devido ao choque térmico e não ao frio em si. Um banho morno imediato e capriche no agasalho ao sair da academia/clube. Para os que têm cabelos longos, o secador será indispensável nesses meses do ano. Nada que uma mochila bem organizada não resolva o problema.
  6. Outro cuidado que devemos nos atentar é a respeito da hidratação antes, durante e depois do treino, mesmo não suando em bicas, o corpo necessita de água para regulação da temperatura interna e funções vitais; além disso, nessa época a umidade do ar é menor, o que deixa as vias oculares e respiratórias mais irritadas, fazendo da água um elemento indispensável ao longo do dia.

Elisa Pritsopoulos

Personal Trainer

Esp. Fisiologia do Exercício

CREF 1035-45 – G/SP

Instagram: ElisaPrits

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